Dr. Marcello Danucalov é doutor em ciências (psicobiologia); Mestre em farmacologia; Filósofo Clínico Integral e Orientador Filosófico Familiar.
Minha experiência clínica me permite fazer uma afirmação que costuma incomodar muitos pais: A maioria dos problemas apresentados pelo seu filho só tem um culpado: Você!
Se você quer construir algo sólido, montar alguma coisa durável e ordenar os aspectos da realidade, vire o parafuso para a direita. Mas, se o seu objetivo for desconstruir, desmontar e desordenar, vire-o para a esquerda. Simples assim.
Por que usamos dois pesos e duas medidas quando escolhemos aqueles que navegarão conosco nas travessias oceânicas e na longa jornada da vida?
Um mundo que confia seu futuro ao discernimento dos jovens é um mundo velho e cansado, que já não tem futuro algum - Olavo de Carvalho
Um clássico encara a vida como um emaranhado quase infinito de múltiplas causas que geram múltiplos de efeitos. Um clássico nos faz duvidar de que sabemos algo sobre a natureza humana. Um clássico nos ajuda a mapear a nossa própria ignorância.
No céu da mente dos imaturos voa somente uma única gaivota. Homens maduros navegam por céus repletos de pássaros. E você, está conformado em voar sem companhia alguma ou decidiu cruzar o céu ao lado de centenas de gaivotas?
Treinamos por dez longos anos para tocar guitarra como Eric Clapton; estudamos diariamente para sermos fluentes em inglês; devotamos grande parte da nossa vida a um árduo processo de aprimoramento físico e psicológico para ganharmos o ouro olímpico. Contudo, esperamos que a empatia e o altruísmo nos sejam entregues por Deus de forma gratuita.
Se existe alguma coisa que toda pessoa de bem concorda é o fato de que, se a vida e a convivência já são ruins e desafiadoras com a ajuda das leis, sem elas voltaríamos rapidamente à barbárie.
“O marketing das teorias psicológicas moderninhas se sobrepôs à consciência da dimensão trágica da vida que praticamente toda pessoa minimamente educada sempre obteve por intermédio da leitura dos clássicos perenes encontrados na literatura séria e realista”.
Diferente da tecnologia que se desenvolve verticalmente, o conhecimento psicológico se expande para os lados, e cada nova teoria do comportamento humano assemelha-se a uma peça de um grande quebra cabeças que, com o passar do tempo, pode tornar mais nítida a imagem que temos de nós mesmos.
Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.
De nada adianta uma formação técnica sólida e consistente se o seu senso imaginário e sua capacidade poética são áridos e pouco férteis.
Perguntas nem sempre são inofensivas e muitas vezes podem ser levadas demasiadamente a sério. As suas têm ajudado as pessoas a pensar melhor ou perturbado a paz daqueles que convivem com você?
Eu adoraria ter recebido esses conselhos quando eu era jovenzinho.
A velhice do mundo é uma forte aliada para nos proteger da patética crença de que grandes descobertas na área da psicologia, da moral e da ética possam ocorrer diariamente.
Uma criança que não foi ensinada a obedecer, se transformará em um adulto frágil e psicologicamente abalado. Terá sérias dificuldades para hierarquizar a polifonia de vozes dentro de si, e isso a impedirá de obedecer ao seu EU interno mais virtuoso.
Se o início da sabedoria começa com a definição correta dos termos, torna-se imperativo investigar com sensatez o verdadeiro significado da palavra prudência.
O homem é o único ser vivo que pode, por seu próprio esforço, conquistar uma segunda natureza, e a ela costumamos chamar de virtude.
Não são poucos os adultos que meditam sobre os erros que cometeram no passado. Isso também aconteceu comigo. Foi por meio destas memórias que decidi dividir com meu filho alguns conselhos que eu gostaria de ter recebido em minha juventude.
Se não existem métodos universais garantidores do sucesso educacional de nossos filhos, existem aqueles que garantem o fracasso
Ajudar nossos filhos a encontrar uma paixão dominante e, posteriormente, checar com eles a possibilidade de transformá-la em uma profissão amada é algo que os pais jamais deveriam deixar de fazer.
Simbolicamente a prudência pode ser comparada a uma grande estrela orbitada por pequenos planetas, por virtudes menores. Será que você as conhece? E se conhece, será que as possui?
Nem sempre é simples transformar filhos adolescentes em homens virtuosos.
Muitos problemas que afligem a nossa vida poderiam ser amenizados se fôssemos ensinados a pensar neste assunto de uma maneira menos ingênua e superficial.
Se você não compreender que a linguagem é erigida por meio de quatro discursos muito diferentes e mutuamente dependentes, e não se esforçar por compreendê-los e dominá-los, provavelmente terá sérios problemas de comunicação com sua família e, quiçá, com o mundo.
As causas do sofrimento conjugal são múltiplas, mas, arrisco a dizer que a maioria delas é oriunda da epidemia de imaturidade que assola o Brasil
A ausência do princípio da unidade entre pai e mãe é a causa mais evidente da deformação do caráter de seus filhos
Se a família é a menor unidade estrutural funcional da sociedade, ela precisa de um sólido e consistente sistema de regras para cumprir esta função
Como solucionar os dilemas familiares.