Dr. Marcello Danucalov

Dr. Marcello Danucalov é doutor em ciências (psicobiologia); Mestre em farmacologia; Filósofo Clínico Integral e Orientador Filosófico Familiar.

Se você não consegue organizar o seu guarda-roupas, como pode desejar organizar os seus sentimentos?

Minha experiência clínica me permite fazer uma afirmação que costuma incomodar muitos pais: A maioria dos problemas apresentados pelo seu filho só tem um culpado: Você!

Dr. Marcello Danucalov

Quem acompanha meus artigos deve se lembrar de que em minha última postagem afirmei que a ordem é, de longe, a mais fundamental de todas as virtudes, e se descuidarmos de seu desenvolvimento progressivo, o atingimento da excelência humana ficará inviabilizado na base. 

Dito isso é sempre bom lembrar que o nível de desordem do mundo pós-moderno atingiu um patamar inimaginável, e para perceber este fato basta estar minimamente inserido na realidade. 

Se existem pessoas que não percebem esta obviedade é pelo motivo de estarem tão perdidamente desordenadas, que a própria desordem do mundo já não é mais compreendida como caos, e sim como cosmos. Para essas pobres almas resta somente nossa oração.

Porém, a simples constatação da desordem generalizada não basta para que possamos nos proteger e nos afastar do caos que está sempre à espreita. 

É preciso agir. Logo, vou apresentar algumas constatações factuais coletadas em mais de vinte anos atuando como psicoterapeuta

Sim, não são opiniões, são fatos; são lógicas psicológicas altamente previsíveis e diariamente constatadas em clínica em processos de orientação filosófica para indivíduos, casais e famílias. 

Comecemos pelo princípio

  1. Se na sua família não existem regras escritas, apoiadas em princípios, valores e virtudes previamente discutidos e pactuados, as chances do caos se instalar em seu lar são gigantescas;
  2. Se você não sabe nem mesmo definir e diferenciar os termos princípio, valor e virtude, volte seis casas;
  3. Fique atento, eu também já escrevi muito sobre estes temas nesta coluna.

A pirâmide das ordens

  1. Gosto de pensar nas categorias de ordenação da vida dispostas em uma pirâmide cuja base é composta pela ordem material e os demais pavimentos são preenchidos pelas ordens: temporal; afetiva; intelectiva; e espiritual, respectivamente. Vejamos um pouquinho sobre a ordem material e deixemos para falar das demais ordens nos próximos artigos.

Ordem material

  1. Cada membro de uma dada família deve ter claro quais são as suas obrigações materiais, e as consequências pelo não cumprimento desses acordos devem estar previamente discutidas e acatadas. Por exemplo, quem é o responsável por retirar o lixo de casa; por repor o leite e o pão para o lanche da tarde; quem fica responsável por providenciar o suco da família em todas as refeições? Lembre-se de uma regra infalível: Cachorro que tem muitos donos morre de fome;
  1. “⎯ Mas Danuca, na minha casa eu tenho uma diarista que faz tudo isso”. E só por isso teu filho não precisa lavar o próprio prato que comeu? E só por isso o reizinho não pode ter a obrigação de arrumar a própria cama? E só por isso o pirralho não pode ser generoso com a diarista, ajudando-a a guardar as louças no armário? Que tipo de homem você está almejando entregar para o mundo mamãe? Que tipo de homem você vai entregar para sociedade papai?
  1. “⎯ Danuca, meu filho só tem três aninhos, é muito cedo para ter obrigações materiais, ele é só uma criança”. Isso é uma bobagem! Os seis primeiros anos de uma criança coincidem com o maior desenvolvimento do tecido cerebral. É neste momento que as bases comportamentais são gravadas nas conexões sinápticas que se formam com uma velocidade impressionante. É neste momento que as virtudes devem ser plantadas, pois o solo é fértil e água abundante. Uma criança de três anos - desde que com a ajuda da mamãe -, já pode: Arrumar a própria cama todos os dias; guardar os brinquedos assim que terminar de brincar; ajudar a guardar as suas roupinhas no armário. Se o seu filho não faz isso, muito provavelmente é porque você acha mais cômodo, mais fácil e mais rápido você mesma fazer. Se você não treina seu filho diariamente nestes pequenos aspectos, provavelmente é porque é mais conveniente para você não se comprometer com este treinamento chato, monótono e cansativo. Depois não reclame quando, na adolescência, você perceber que criou um monstrinho que não consegue nem sequer lavar sua cueca suja enquanto toma banho, deixando este trabalho absolutamente desagradável para você ou para a pobre coitada da diarista; 
  1. A ordem material também se desenvolve na seleção dos alimentos que comemos. Uma regra maravilhosa que toda família deveria ter é a seguinte: Sentou-se à mesa, é imperativo que se coma um pouco de tudo, nem que seja somente uma colher de cada alimento. Com relação à alimentação, o segundo comportamento mais deprimente que pode ser encontrado em uma família são aqueles advindos dos pais que constantemente satisfazem os desejos gastronômicos dos seus filhos. Conheço uma moça que alimentou sua filha durante nove anos somente à base de miojo e caldinho de feijão. Não é preciso ser muito esperto para imaginar qual será o Q.I. desta desnutrida menina. Mas, se este tipo de comportamento é o segundo mais deprimente, qual será o primeiro? O primeiro é depararmo-nos com pais marmanjos que apresentam seletividade alimentar e com isso contaminam os filhos com esse vício bisonho. Recentemente atendi uma família cujo pai se achava um macho alfa, mas, quando sentava-se à mesa, só comia hamburgueres e comidinhas de bebês. Não há nada mais patético do que isso, um marmanjo com nojinho de comida;
  1. E o que dizer do cuidado com a saúde física? Atividade física deveria ser obrigação para todos os membros da família, desde o nascimento. Meu filho foi colocado na água para fazer natação quando tinha somente um mês e meio de vida; desde então nunca mais parou de se exercitar, nadando, mergulhando, remando, surfando etc. Quanto a mim, tenho cinquenta e sete anos e surfo há meio século. Minha esposa também é ativa e não passa um dia sem cuidar do corpo e da saúde física. Manter uma sólida disciplina com relação aos exercícios físicos é parte integrante da base da pirâmide das ordens, que é a responsável por harmonizar a matéria; organizar tudo o que é denso; toda concretude do real; o sólido, o líquido e o gasoso; a realidade fenomênica que nos circunda. 

Agora responda francamente, como está a sua ordem material? Ela é um exemplo para aqueles que convivem com você? 

Caso você tenha filhos, ela ajuda ou atrapalha no desenvolvimento das virtudes mais elevadas que você almeja desenvolver em sua prole

Minha experiência clínica me permite fazer uma afirmação que costuma incomodar muitos pais: A quase totalidade dos problemas apresentados pelo seu filho só tem um culpado: Você! 

Como afirmei no título deste artigo, se você não consegue organizar o seu guarda-roupas, como pode desejar organizar os seus sentimentos

Agora dê uma pausa em sua leitura e reflita sobre o que foi dito até aqui. Parece autoajuda, mas não é.

As ordens superiores do tempo, dos afetos, do intelecto e do espírito são dependentes da plena estruturação da ordem que lhes baliza, ou seja, a ordem material, e se esta estiver colapsando, é quase certo que as demais também colapsarão.

Dr. Marcello Danucalov

Doutor em Ciências (psicobiologia);

Mestre em Farmacologia;

Filósofo Clínico Integral e Orientador Filosófico Familiar.