Apesar dos termos superávit e déficit aparecerem constantemente nas notícias, uma grande parcela da população não sabe o que indicam para a economia e nem como afetam as vidas de todos.
De acordo com o dicionário Michaelis, o significado da palavra déficit é:
“O excesso da despesa em relação à receita, em um orçamento; saldo negativo entre a receita e a despesa, em um orçamento.
O que falta em uma conta, provisão, receita etc.”
O termo também se aplica aos Estados, ou seja, quando o governo fala em déficit está dizendo que os gastos públicos foram superiores ao total arrecadado.
Para lidar com o rombo causado pelas despesas, o Estado vende a sua dívida em forma de títulos que garantem o pagamento de juros no longo prazo.
Quanto maior o déficit de um Estado, maior o valor dos juros pagos pelos títulos da dívida. Isso acontece por uma necessidade de atrair investidores apesar do risco.
Segundo o economista convidado do programa Cartas na Mesa desta semana, Bruno musa:
“Se você emprestar o seu dinheiro para uma pessoa que está endividada, você vai cobrar juros mais altos e este é o caso do Brasil.”
Em uma situação de déficit e endividamento o Estado emite uma quantidade maior de moeda, o que pode resultar em uma desvalorização do dinheiro e por consequência na diminuição do poder de compra da população.
Nas palavras de Bruno Musa:
“Toda essa estrutura de endividamento gera inevitavelmente uma desvalorização da moeda por conta dessa dívida que vem crescendo mês a mês, e o que é desvalorização da moeda? inflação.”
A palavra superávit, por outro lado, tem o seguinte significado no dicionário Michaelis:
“O excesso de receita sobre a despesa em um orçamento.”
O termo tem diferentes significados a depender do contexto, quando se trata de comércio exterior, por exemplo, representa um valor maior em exportações do que em exportações.
No caso do orçamento público, o termo indica que o valor arrecadado foi maior do que o gasto nas despesas do Estado.
Nesse sentido podem ser identificados dois tipos diferentes de superávit, primário e nominal.
O superávit primário se refere a um valor arrecadado que se sobressai às despesas públicas antes de pôr na conta o pagamento dos juros da dívida.
Já o superávit nominal trata-se de um valor arrecadado que se sobressai aos gastos públicos após o pagamento dos juros.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP