A declaração foi concedida durante um ato contra a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, organizado pelo grupo Prerrogativas.
Em um evento na PUC-SP, José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, analisou o cenário político para as eleições presidenciais de 2026.
video
"A direita não quer Bolsonaro como candidato", afirmouDirceu. O ex-ministro da Casa Civil também apontou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), emergiu como o nome preferido das elites para enfrentar Lula, segundo o Estadão.
Dirceu, que planeja concorrer a deputado federal em 2026, vê o PT unido em torno de Lula, enquanto a direita enfrenta divisões.
A aposta em Tarcísio, na visão do petista, reflete um movimento para substituir Bolsonaro, inelegível até 2030 após condenação por abuso de poder no TSE, e alinhar-se a uma agenda de privatizações que agrada ao mercado.
Por outro lado, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Jr. (PSD) também despontam como opções, mas Dirceu os vê como menos consolidados:
"Bolsonaro não apoiará ninguém facilmente".
Com Lula como candidato à reeleição, segundo Dirceu, o PT foca em manter sua base, enquanto a direita busca um nome competitivo. O embate de 2026 promete reeditar a polarização, com novos rostos em jogo.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP