Durante sua aula no curso Travessia, Felipe Rosa da Silva, mestre em economia pela Universidade Federal de Santa Maria, explicou alguns dos principais elementos da Economia, desde lições sobre como se tornar um profissional mais valorizado a princípios básicos e avançados da disciplina.
Um dos assuntos levantados pelo professor foi:
"Por que o brasileiro é cinco vezes menos produtivo que um americano?"
Para um país ser produtivo, seus recursos precisam estar bem organizados. Os economistas apontam 3 fatores de produção principais para uma economia funcionar:
"Países que crescem e se desenvolvem realizam um bom arranjo desses 3 fatores. Países que não crescem, que tem dificuldade de aumentar seu nível de riqueza e diminuir sua pobreza, alocam mal esses 3 fatores", disse Felipe.
Como alocar o capital? Como usar a terra? Que tipo de trabalho as pessoas estão fazendo? Essas questões mostram que não é tão simples aprimorar uma economia.
À medida que esses elementos são mal alocados, a produtividade cai. Esse é um dos principais motivos para a baixa produtividade do Brasil, disse Felipe. Pesquisas mostram que a produtividade do Brasil está estagnada a duas décadas.
Segundo dados da Fecomercio-SP, os brasileiros levam 1 hora para produzir o que um americano produz em 15 minutos.
"O que um brasileiro faz, um americano faz cinco vezes mais rápido", disse Felipe.
A Travessia é uma das iniciativas mais ousadas da Brasil Paralelo. Grande parte dos elementos mais essenciais da vida foram reunidos em um só lugar, organizados em aulas rápidas, ministradas pelos maiores especialistas do Brasil.
Porém, a Travessia não ficará disponível por muito tempo, as inscrições ficarão abertas por pouco tempo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP