A eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados e de Davi Alcolumbre (União-AP) para o comando do Senado Federal marcou o início de um novo ciclo no Congresso Nacional. A disputa foi articulada nos bastidores durante seis meses e contou com amplo apoio das bancadas governista e do Centrão, consolidando a influência desses blocos na agenda legislativa dos próximos anos.
Motta era o favorito na disputa e assume a liderança da Câmara pela 1ª vez com a missão definir a agenda da Câmara e negociar pautas de interesse do Executivo e do Parlamento. Já Alcolumbre retorna ao comando do Senado após sua gestão entre 2019 e 2021.
A eleição gerou reações entre os parlamentares, refletindo tanto expectativas quanto preocupações em relação ao futuro das Casas Legislativas.
Quer entender os bastidores da política brasileira? A Brasil Paralelo produziu que escancara a realidade da política brasileira. Clique aqui assista Teatro das Tesouras gratuitamente.
O deputado Rogério Correia (PT-MG) comemorou a eleição de Hugo Motta e reforçou a importância do avanço de pautas defendidas pela esquerda.
“Parabéns ao Hugo Motta, eleito Presidente, e ao Carlos Veras, 1° Secretário da Câmara dos Deputados. Que este ano seja de muitos avanços para o nosso povo, pelo fim da escala 6x1 e sem anistia”.
Já a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) destacou a necessidade de equilíbrio e compromisso com a independência entre os Poderes.
“Parabenizo o deputado Hugo Motta pela presidência da Câmara dos Deputados nesse biênio. Desejo que ele possa conduzir e avançar com pautas que visem a democracia e garantam qualidade de vida aos brasileiros, sempre em sintonia com os anseios do povo e a harmonia e independência entre os Poderes”, declarou.
No Senado, o senador Izalci Lucas (PL-DF) manifestou confiança na gestão de Alcolumbre. “Não tenho dúvida de que, com Alcolumbre, avançaremos nas pautas importantes para o Brasil”, afirmou.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) ressaltou o papel do novo presidente do Senado na relação com o Executivo. “Tenho certeza de que Alcolumbre será um grande interlocutor entre o Senado e o presidente Lula, ajudando na construção de uma base sólida para aprovar pautas essenciais para o Brasil”, disse.
Com a eleição de Hugo Motta e Davi Alcolumbre, o Congresso Nacional se reposiciona para os desafios de 2024. A relação com o governo Lula, a condução de pautas prioritárias e os embates políticos prometem marcar o cenário nos próximos meses, com governistas e oposicionistas atentos aos desdobramentos das novas gestões.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP