Supermercados de São Paulo estão adotando medidas de segurança para proteger produtos cujo valor subiu exponencialmente. Café, picanha, azeite, bacalhau e até creme de avelã agora aparecem trancados em grades, com lacres ou etiquetas antifurto.
Em todas as regiões da capital, foram encontradas unidades do Carrefour Express e Mini Extra com pacotes de café guardados atrás de grades.
Em uma unidade do Extra no Grajaú, cerca de 300 pacotes de café Pilão foram furtados, o que levou o supermercado a adotar lacres nos produtos.
“Quanto mais abasteciam, mais roubavam”, disse um promotor da marca.
O café teve alta acumulada de 77,78% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE. Só em março, o aumento foi de 8,14%. A inflação generalizada dos alimentos tem afetado diretamente o consumo: quase metade dos brasileiros reduziram o uso do café, de acordo com o Datafolha.
A expectativa é de que os preços continuem elevados em 2025, por conta da chamada bienalidade negativa, uma característica fisiológica da planta que reduz a produção após um ano de alta produtividade.
Mesmo com o crescimento do PIB brasileiro, os preços continuam subindo. Em tese, o crescimento econômico deveria contribuir para maior estabilidade nos preços.
Mas o IPCA de março avançou 0,56% e a inflação anual bateu 5,47%, acima do teto da meta do Banco Central (4,5%).
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP