Enquanto aguardavam o início de uma sessão do plenário, alguns Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) brincaram sobre a possibilidade de serem barrados dos Estados Unidos por Donald Trump. A informação é da Folha de São Paulo
Os magistrados apostavam sobre quem supostamente seria o primeiro a perder o visto americano quando o republicano assumisse a presidência.
Estavam presentes o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e os ministros:
Em setembro, um grupo de parlamentares americanos encaminhou uma carta ao Secretário de Estado, Antony Blinken, solicitando o cancelamento dos vistos dos ministros do STF.
O documento criticava a suspensão da rede social X do Brasil após a empresa não cumprir ordens judiciais que considerou contrárias à liberdade de expressão.
O ministro Alexandre de Moraes foi classificado no documento como um "ditador totalitário" e sugeria que os outros ministros eram "cúmplices".
A gestão de Joe Biden ignorou o pedido redigido por um senador e quatro deputados ligados ao Partido Republicano.
Não foi a primeira vez que membros do legislativo americano se posicionaram sobre a liberdade de expressão no Brasil.
Em maio deste ano, o deputado republicano Chris Smith enviou uma carta à Organização dos Estados Americanos (OEA) pedindo informações sobre supostas “alegações graves das violações dos direitos humanos no Brasil”.
No mesmo mês, parlamentares da oposição e jornalistas brasileiros foram convidados pelo Congresso americano a prestar depoimentos durante uma sessão com o tema “Brasil: a crise da democracia, liberdade, e do Estado de Direito?”.
A Comissão responsável pela sessão elaborou um documento intitulado "o ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração Biden: o caso do Brasil".
A Brasil Paralelo irá realizar uma live especial para analisar o resultado das eleições americanas.
Estaremos ao vivo hoje, às 20h, com convidados especiais! Clique no link abaixo para acompanhar:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP