O governo americano deportou 238 imigrantes venezuelanos o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), em El Salvador.
A operação é fruto de um acordo entre a gestão de Donald Trump e o presidente salvadorenho Nayib Bukele.
O trato prevê que os EUA paguem R$34 milhões para manter os imigrantes ilegais presos por um ano, com opção de renovação.
Segundo as autoridades americanas, os deportados são criminosos ligados a uma poderosa gangue chamada Tren de Aragua.
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, criticou a decisão e aproveitou uma coletiva de imprensa para acusar a gestão Bukele de violar os direitos humanos:
“Eles estão sendo detidos e deportados por serem venezuelanos. Segundo, eles sofreram tratamento cruel, desumano e degradante. Terceiro, eles foram ilegalmente privados de sua liberdade, além de terem sua integridade física violada”.
Em resposta, o governo de El Salvador alega que respeita os direitos humanos dos presidiários “sem distinção de nacionalidade”.
Além disso, afirma que o sistema prisional do país atende aos padrões de segurança e ordem.
O governo venezuelano contratou uma equipe de advogados para levar o caso à Suprema Corte de El Salvador, alinhada a Bukele e à sua política de segurança.
Outros imigrantes acusados de crimes graves nos EUA já deveriam ter sido enviados para o Cecot, porém um juiz distrital americano bloqueou temporariamente as deportações.
A decisão do magistrado veio após uma contestação legal ter sido apresentada por representantes da ONG American Civil Liberties Union.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:
O resumo BP é uma newsletter gratuita.
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP