Criado em 1966 para proteger o trabalhador demitido, o FGTS hoje rende apenas 3% ao ano, abaixo da inflação, enquanto o novo empréstimo consignado do governo Lula cobra até 24% anuais.
A medida provisória usa o fundo como garantia para crédito, mas foi alvo de análise no Cartas Na Mesa da Brasil Paralelo. Adriano Gianturco destacou o lado “esperto” da proposta:
“Tomara fossem burros, porque dessa forma o governo está se financiando com o nosso dinheiro. [...] O FGTS remunera 3% ao ano. Quando você vai pegar este empréstimo ‘do Lula’, você vai ter que pagar juros de 2% ao mês, que significa 24% ao ano. [...] Você está financiando o Estado. Já tem os cálculos feitos de quanto vão lucrar os bancos que vão fazer estes empréstimos, a Caixa, e o Estado. É a enésima jogada de gênio”.
Curioso para saber mais? Confira o debate completo no canal do youtube da Brasil Paralelo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP