Como parte do plano para reduzir a subnutrição no Brasil e no mundo, o governo federal pré-lançou ontem a Aliança Global contra a fome e a pobreza. O ministro da Fazenda disse durante o evento que taxar os super-ricos será uma das medidas que o Brasil irá propor no pacto. Fernando Haddad alegou que seria uma contribuição justa, pois essas pessoas “utilizam de artifícios para evadir os sistemas tributários”. O programa será lançado oficialmente em novembro.
O discurso ocorreu na reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, que está acontecendo no Rio de Janeiro. A taxação dos super-ricos é parte do documento que cria uma cooperação para tributação internacional. O programa visa acabar com a chamada “erosão da base tributária”. É assim que o mercado chama as manobras fiscais feitas por empresários e pessoas físicas para pagar menos impostos.
“Isso faz com que, no topo da pirâmide, os sistemas sejam regressivos, e não progressivos. A nosso pedido, o economista Gabriel Zman preparou um estudo mostrando que se os bilionários pagassem o equivalente a 2% de sua riqueza em impostos, poderemos arrecadar de 200 a 250 bilhões de dólares por ano. Isso é aproximadamente cinco vezes o montante que os 10 maiores bancos multilaterais dedicam ao enfrentamento à fome e à pobreza em 2022”.
As falas do ministro causaram reações nas redes sociais e entre políticos. O perfil @FrenteAmpla13 descreveu o posicionamento de Haddad como “outro nível” e elogiou a postura do ministro.
“A proposta do Governo LULA de começar a pensar na tributação internacional dos super-ricos para acabar com a fome e a pobreza, foi aprovada pelo G20, grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana. HADDAD É OUTRO NÍVEL”
O jornalista Reinaldo Azevedo chamou de “estupidez dos reaças” a oposição a ideia de Haddad. Veja o video!
A presidente do PT comentou em sua conta no X que o presidente Lula está mobilizando o mundo contra a fome e a pobreza e que a mídia quer defender os ricos.
Entre os opositores de Lula, as reações foram de repúdio da fala de Haddad. A usuária do X @carmesinanda respondeu o tweet de Gleisi perguntou em que estão sendo usados os recursos arrecadados pelos impostos que já existem.
O internauta @JosRobe32661875 citou os memes sobre os impostos criados pelo ministro.
O perfil @WinstonHolmes9 questionou se a tributação incluiria os irmãos Batista, donos da JBS.
A Aliança Global está marcada para ser lançada nos dias 18 e 19 de novembro na cúpula do G20 2024, que será no Rio de Janeiro.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP