O Vaticano divulgou as primeiras imagens do corpo do papa Francisco, disposto em um caixão simples na capela da casa Santa Marta, onde residiu desde o início de seu pontificado.
O corpo do papa, adornado com as tradicionais vestes vermelhas usadas em funerais, foi trasladado para a Basílica de São Pedro em um cortejo que reuniu cardeais, autoridades e guardas.
Apesar do pedido por um funeral com sobriedade, foram mantidos elementos litúrgicos tradicionais da Igreja. Esses símbolos são:
A casula é a principal vestimenta litúrgica usada pelos padres e bispos durante a celebração da Missa. É uma peça ampla e sem mangas, que cobre toda a parte superior do corpo.
O anel usado pelos bispos da Igreja Católica simboliza:
O terço é uma das orações mais populares e tradicionais da Igreja Católica.
Trata-se de uma forma de meditação baseada na repetição de orações e na contemplação dos principais mistérios da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria.
A mitra é um paramento litúrgico usado por bispos durante celebrações solenes na Igreja Católica, bem como em algumas Igrejas Orientais e na Comunhão Anglicana.
Trata-se de um chapéu alto, pontudo e dividido em duas partes, que se unem na base e se abrem em forma de "asa" para cima.
O pálio tem raízes antigas, remontando às vestes romanas e ao Oriente cristão, mas ganhou significado litúrgico especial na tradição da Igreja Latina.
O pálio tem sua confecção ligada a antigas tradições da Igreja. Tudo começa com dois cordeiros, criados por monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, em Roma.
No dia 21 de janeiro, festa de Santa Inês, eles são solenemente abençoados na basílica dedicada à santa, fora dos muros da cidade.
Após a bênção, a lã é levada ao Vaticano e o pálio é tecido pelas freiras de clausura do convento de Santa Cecília, em Trastevere.
Terminada a confecção, os pálios são guardados aos pés do altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, local onde repousam os restos mortais do Apóstolo.
Seu desejo de simplicidade também se reflete no tipo de caixão escolhido: um único esquife de madeira e zinco, diferente do uso tradicional de três urnas.
A escolha pelo sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior, onde costumava rezar antes e depois de cada viagem, reforça sua espiritualidade mariana.
No Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória e o legado de Francisco. Assista o primeiro episódio, Vida e obra do Papa Francisco:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP