Lula declarou, em reunião com os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, que não pensa nas eleições de 2026. Segundo a GloboNews, o presidente afirmou: "Quero governabilidade", o que teria sido um gesto ao Centrão de que precisa de apoio no Congresso em um momento de desafios econômicos e políticos.
A declaração veio durante um encontro no Palácio do Planalto, relatado por Motta e Alcolumbre a líderes partidários, conforme o G1.
Lula prometeu ampliar a reforma tributária. Afirmou que irá tentar facilitar sua relação com o legislativo para garantir a aprovação de projetos como a isenção de Imposto de Renda até R$5 mil, prevista para 2026.
O presidente da Câmara destacou o clima positivo:
"O anúncio será feito com Alcolumbre e Hugo presentes", disse à GloboNews, reforçando a busca por diálogo.
O gesto foi interpretado como trégua pelo Centrão. Um dirigente de partido de centro-direita afirmou:
"Prejudicar não vamos", sugerindo que a base aliada evitará boicotes.
A reunião ocorre após tensões com o Congresso sobre emendas parlamentares, que limitaram a autonomia do Executivo.
Lula enfatizou que seu objetivo é governar e não planejar a reeleição. "Não estou pensando em 2026". A falta contrastou com a posição da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que defendeu iniciar já a construção de uma chapa eleitoral.
O recado foi um aceno à estabilidade, mas aliados do Centrão, como o PP, de Ciro Nogueira, mantêm cautela, afirmando que o apoio em 2026 não está garantido.
Por outro lado, a oposição critica a estratégia. "Lula só faz promessas, mas não entrega", disse o governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) em entrevista à GloboNews, apontando a alta nos preços como prova de promessas não cumpridas, como a da "picanha na mesa".
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP