Notícia
3
min de leitura

Entrevista de Nayib Bukele a Tucker Carlson - Parte 1: 'Gangues são satânicas', afirma presidente de El Salvador

O presidente de El Salvador ficou conhecido pelo sucesso de sua abordagem contra o crime. Bukele concedeu entrevista ao jornalista Tucker Carlson. Leia a parte 1.

Segurança pública
violência
Nayib Bukele
Canal Tucker Carlson/Youtube
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

O político e empresário concedeu uma entrevista ao jornalista americano Tucker Carlson. Bukele é conhecido por suas políticas públicas eficientes. É a primeira vez que Nayib Bukele fala desde o início de seu segundo mandato, no dia 01/06. 

O apresentador Tucker Carlson é conhecido por entrevistar figuras importantes no meio político internacional. Vladimir Putin, Donald Trump,  Javier Milei e Jair Bolsonaro foram algumas das personalidades que já responderam às perguntas do jornalista. 

Leia abaixo a primeira parte da entrevista:  

Tucker Carlson: Senhor Presidente, obrigado por nos receber aqui no seu belo Camp David.

Você foi empossado há dois dias. Este é um país pequeno e, mesmo assim, sua posse foi notícia internacional, estava em toda parte. Por que você acha que isso aconteceu?

Nayib Bukele: Foi um choque para nós também. Sabíamos que a cerimônica de posse atrairia alguma atenção, pois muitas pessoas viriam. Grandes delegações de muitos países compareceram, 110. Então, naturalmente, isso atrairia notícias porque, você sabe, se um Chanceler vem de um país, ele traz sua equipe de mídia, que irá gerar várias notícias no país dele. E se um presidente ou um rei vem, isso gera ainda mais notícias. Você veio, então você sabe que notícias serão publicadas sobre o evento.

Tucker Carlson: Mas por que tantas pessoas vieram? 

Nayib Bukele: Bem, eu não sei, por diferentes razões. Eu poderia perguntar: por que você veio?

Tucker Carlson: Eu vim porque acho que algo notável está acontecendo aqui. Mas estou interessado em saber o motivo pelo qual você acha que as pessoas vieram.

Nayib Bukele: Sim, as pessoas vieram por diferentes razões, definitivamente. Por exemplo, o governo dos EUA enviou uma grande delegação, mas também recebemos uma comitiva do Congresso. Começou como um grupo Republicano, então os Democratas chegaram e acabaram com uma delegação bipartidária do Legislativo. Eu não sei exatamente o que aconteceu no final, mas acho que é como as estrelas nascem. Dizem que os detritos começam a se juntar e, se mais detritos se juntam, torna-se um asteroide. Se ainda mais detritos se juntam, forma-se um planeta porque a atração gravitacional é mais forte. E se mais detritos se juntarem, torna-se uma estrela. Caso a atração gravitacional cresça muito, passa a ser chamada de massa crítica.

Então, eu não sei, talvez apenas porque Deus quis, por um golpe de sorte ou qualquer outra coisa, você consegue alguma massa crítica em algo que você está fazendo. Isso se torna maior do que a soma de todas as suas partes. Então, eu não sei, mas provavelmente atingimos essa massa crítica que não prevíamos.

Imagem: Divulgação Presidência de El Salvador/Reuters/Uol.

Tucker Carlson: Meu palpite é que, de todos os países do hemisfério, El Salvador parecia estar na pior situação ou perto das últimas posições em todos os rankings, certo? Faltavam recursos abundantes e todo o resto. 

Nayib Bukele: E desde que o país foi criado. 

Tucker Carlson: Isso é verdade?

Nayib Bukele: Sim. Quer dizer, o país é pobre desde que nasceu. Basicamente sem nada.

Tucker Carlson: E com uma população densa, muitas pessoas amontoadas.

Como você mudou isso? Acho que vou direto ao ponto: se você pode consertar El Salvador, quais são as lições para os outros países, ou seja, todos nós? O que você fez primeiro?

Nayib Bukele: Você não pode fazer nada se não tiver paz, certo? E quando digo paz, incluo guerra, guerras civis, invasão, crime. Quero dizer, você precisa ter paz, precisa poder se mover livremente para ter seus direitos básicos respeitados, começando com o direito de viver, de se mover e de ter propriedade. Você precisa ter seus direitos básicos respeitados. A  primeira coisa que uma sociedade lutará para alcançar é a paz. E, uma vez que você a alcança, pode lutar pelas outras coisas, como infraestrutura, riqueza, bem-estar, qualidade de vida. Mas tem de começar com a paz.

Então, nós tivemos que começar pela paz e, no caso de El Salvador, éramos literalmente a capital mundial dos assassinatos. E  nos transformamos no país mais seguro do Hemisfério Ocidental, mais do que qualquer outro. Se eu tivesse dito isso há 5 anos, teriam dito que eu estava louco, porque o meu país era literalmente o mais perigoso do mundo inteiro.

Tucker Carlson: Sua capital agora é mais segura que nossa em Washington.

Nayib Bukele: O país é mais seguro que os Estados Unidos como um todo.

A taxa de homicídios dos EUA é de cerca de seis assassinatos por 100 mil habitantes, a nossa é de dois. Então, somos mais seguros do que o Canadá, o Chile, a Europa, os EUA, do que quaiquer outros países do Hemisfério Ocidental. Há nações no outro hemisfério mais seguras que El Salvador, isso não se aplica ao Ocidente.

Tucker Carlson: E você fez isso em apenas alguns anos, certo?

Nayib Bukele: Sim, fizemos isso basicamente em três anos.

Tucker Carlson: Então, resumindo, qual é a fórmula?

Nayib Bukele: Bem, posso lhe dizer a fórmula oficial e a real.

A fórmula oficial é que fizemos um plano. Criamos um plano; não estou dizendo que é mentira quando uso "oficial", apenas que é o plano formal. Este plano era composto por fases. Implementamos a primeira fase, depois a seguinte, e então a próxima, mas as gangues começaram a contra-atacar. Foi então que precisamos implementar tudo de uma vez, com urgência.

E funcionou em algumas semanas. O país passou por uma transformação significativa; embora as gangues ainda não estivessem presas, elas começaram a fugir. Então, por meio da implementação de seis fases, pacificamos o país em algumas semanas.

Tucker Carlson: Como você faz isso? Como você pacificou um país?

Nayib Bukele: Bem, as fases incluíam o fortalecimento das forças policiais e do Exército. Dobramos o tamanho do Exército para combater o crime, para usar o Exército para essa função. Equipamos os soldados de maneira adequada. Anteriormente, eles não tinham armas úteis, veículos, drones ou outras tecnologias básicas necessárias para uma operação dessa escala.

Então, sim, implementamos as fases e depois fomos atrás deles.

Tucker Carlson: Certo, então essa é a oficial. 

Nayib Bukele: Essa é a oficial, sim.

Tucker Carlson: E qual é a real?

Nayib Bukele: É um milagre, sim.

Tucker Carlson: Adoro isso. O que você quer dizer?

Nayib Bukele: Sim, é um milagre, sabe? Quando as gangues começaram a nos contra-atacar, basicamente mataram 87 pessoas em três dias, o que para um país de 6 milhões de habitantes é uma loucura. Seria o equivalente a 5 mil mortes em três dias nos EUA. Cinco mil assassinatos nos EUA em três dias.

Estávamos em uma reunião no meu escritório entre 3h e 4h da manhã, apenas observando o que estava acontecendo e tentando descobrir o que fazer. O problema com as gangues é que elas não atacam apenas seus alvos quando querem criar terror. Elas podem atacar qualquer um.

Então, elas podem “matar as próprias avós de seus membros”. Os próprios familiares dos integrantes podem ser vítimas, pois elas não se importam com ninguém. Você se importa “com as avós dos membros”, eles não. Então, se elas matarem “suas próprias avós”, alcançam o terror que desejam.

Essas gangues são capazes de assassinar qualquer pessoa: uma mulher caminhando na rua, um cara trabalhando, um taxista. E se o Estado for atrás delas, não terá intenção de matar ou ferir ninguém além dos membros das gangues.

Você passa a ter 70 mil alvos, que são os 70 mil membros de gangues, mas eles têm 6 milhões de alvos viáveis, os civis. Derrotá-los era uma tarefa quase impossível

Tucker Carlson: É realmente uma guerra de guerrilha.

Nayib Bukele: Sim, é. Mas era uma tarefa impossível porque você tem que ir atrás deles. Eles estavam misturados com a população, espalhados por toda parte e matando aleatoriamente. Como impedir isso?

Nós realmente estávamos tentando descobrir o que fazer, e eu disse: "Estamos enfrentando uma missão impossível aqui". Então, oramos.

Tucker Carlson: E você orou na reunião?

Nayib Bukele: Sim, claro. Várias vezes.

Tucker Carlson: Pelo que você orou?

Nayib Bukele: Por sabedoria para vencer a guerra. Na época, eu temia por teríamos baixas civis. Então, oramos para que as vidas perdidas fossem as menores possíveis. E não tivemos nenhuma baixa civil.

Tucker Carlson: E todos na reunião estavam confortáveis com isso?

Nayib Bukele: Sim, todos no meu gabinete de segurança são fiéis e acreditam em Deus. Somos um país secular, claro, mas todos têm fé.

Tucker Carlson: A MS-13 é uma das principais gangues. 

Nayib Bukele: E eles também são satânicos. 

Tucker Carlson: Essa era minha pergunta.

Tucker Carlson: Espero que você explique, porque muito pouco foi escrito no Ocidente sobre isso. 

Nayib Bukele: Eles são satânicos.

Tucker Carlson: Mas realmente, literalmente? Você pode explicar?

Nayib Bukele: Bem, eles não começaram como uma organização satânica. A MS-13 começou em Los Angeles, nos EUA, porque os salvadorenhos não eram autorizados pelas gangues mexicanas a vender drogas. Então, eles criaram uma que se chamava 18th Street Gang, porque essencialmente queriam vender drogas em uma rua que se chamava 18th Street lá. Mas as divisões começaram a se criar. Ocorreram lutas internas e eles criaram a MS-13, que superou as outras gangues a exportar a organização para outras partes dos EUA.

E quando Bill Clinton decidiu deportar esses caras, ele não disse ao nosso governo na época: "Estou deportando esses criminosos". Os EUA simplesmente os enviaram para cá e eles vieram. Eram poucos e não havia registro deles. 

Ao mesmo tempo, algumas leis foram aprovadas para proteger menores de prisão e, claro, as gangues usaram isso para recrutar jovens de 15, 16, 17 anos.

No começo, eram alguns jovens causando danos, agredindo, tentando controlar seu território, vendendo drogas; coisas que são péssimas, mas não críticas.

Mas eles cresceram muito e começaram a controlar territórios. Alguns anos depois, viraram uma enorme organização criminosa internacional, com bases na Itália, Guatemala, Honduras, El Salvador, EUA. Basicamente, muitas grandes cidades nos EUA tem fortalezas da MS-13.

Tucker Carlson: Nos arredores de Washington DC.

Nayib Bukele: Sim, claro. Eles têm em Long Island, em L.A. É uma enorme organização criminosa internacional.

Eles se estrututraram e começaram a matar muitas pessoas apenas para obter território, lutar contra gangues rivais,cobrar dívidas, dinheiro ou qualquer coisa.

À medida que a organização foi crescendo, eles se tornaram satânicos. Eles começaram a fazer rituais satânicos. Não sei exatamente quando isso começou, mas está bem documentado.

E agora que os prendemos, encontramos até altares e coisas do gênero.

Tucker Carlson: Eu os vi.

Nayib Bukele: Eles se tornaram uma organização satânica. E mesmo quando você às vezes entrevista membros de gangues que estão na prisão, eles dizem: "Estou fora da gangue porque estou na prisão”, ou seja, nunca afirmam que ainda são membros. 

E quando perguntam a eles por que, não falam. Não me lembro qual, mas um veículo de imprensa muito conhecido entrevistou um membro de gangue na cadeia. Permitimos que os jornalistas fossem às prisões e realizassem as entrevistas.

Ao perguntar ao criminoso: “Quantas pessoas você matou?”, a resposta foi que ele não se lembrava. Provavelmente 10, 20, ele não se lembrava.

Então eles questionaram: "Qual é a sua posição na gangue?" Ele explicou como subiu de posição. "Mas eu saí da gangue", acressentou depois. 

Eles perguntaram: "Como? Por que você saiu da gangue?"

E ele respondeu: "Bem, porque eu estava acostumado a matar. Eu estava acostumado a matar pessoas. Matava por território, para cobrar dinheiro, por extorsão. Mas ocorreu uma situação em que cheguei a uma casa e eles estavam prestes a matar um bebê".

E o assassino, que já havia matado dezenas de pessoas. disse: "Espere, o que estamos fazendo? Por que vamos matar esse bebê?"

Então, os outros membros da gangue disseram: "Porque a Besta pediu um bebê, então temos que dar a ela um bebê".

Ele disse que não pôde resistir a isso e deixou o bando. Atualmente, está preso porque, você sabe, é um assassino. No entanto, saiu da gangue porque não pôde tolerar o que estava vendo.

Tucker Carlson: Então, o sacrifício humano acontecia?

Nayib Bukele: Bem, nos Estados Unidos, algumas semanas ou dias atrás - não me lembro exatamente quando, vi nas notícias que eles planejavam ou já haviam matado uma jovem por meio de um ritual satânico.

Tucker Carlson: Isso quase nunca é revelado na imprensa de língua inglesa de forma tão clara como você acabou de descrever.

Nayib Bukele: O  que é estranho, certo? 

Tucker Carlson: Bem, você meio que se pergunta o por quê? Se há um componente espiritual que está impulsionando isso, por que não mencioná-lo? 

Nayib Bukele: Sim.

Tucker Carlson: Acho que meu ponto é que você viu isso como tal.

Nayib Bukele: Sim, claro, há uma guerra espiritual e há uma guerra física. A versão oficial é que a guerra física poderia ser essa.

Tucker Carlson: Sim.

Nayib Bukele: Essa é a versão não oficial. Se você vencer a guerra espiritual, isso se reflete na guerra física. Então, acho que não sei como eu chamaria. Nossa vitória foi impressionante, pois ganhamos a guerra espiritual muito, muito rápido.

Tucker Carlson: Isso me impressiona! Eu não sabia. 

Nayib Bukele: Na verdade, não existia competição, quero dizer, eles eram satânicos, acho que isso tornou mais fácil. 

Tucker Carlson: Eu assisti à versão traduzida da sua cerimônia de posse, então gostaria de verificar o que realmnete foi dito no discurso. Você afirmou: “Alcançamos a grande vitória de tornar o país seguro, e este é o ponto de partida para tudo o que se seguiria.” Além disso, mencionou que a próxima prioridade neste mandato seria trabalhar na economia para melhorá-la.

Nayib Bukele: Fazer a economia crescer. 

Tucker Carlson: Corrija-me se eu estiver errado, mas você disse que tem um plano de três pilares. Penso que um deles  poderia estar relacionado ao fortalecimento do Banco Central de Reserva de El Salvador. No entanto, o primeiro ponto do seu plano seria buscar a sabedoria de Deus? 

Nayib Bukele: Sim.

Tucker Carlson: Foi isso que você disse. 

Nayib Bukele: Sim. 

Tucker Carlson: Por que este seria o ponto principal de um plano econômico? 

Nayib Bukele: Por que não seria? Qual deveria ser a primeira parte do plano? 

Tucker Carlson: Eu acho que deveria ser, mas eu não posso afirmar. 

Nayib Bukele: E a maioria das pessoas pensa assim, certo? 

Tucker Carlson: Eu só, eu nunca ouvi nenhum líder de nenhum país dizer isso.

Nayib Bukele: O motivo é que eles provavelmente esqueceram de representar o povo que os elegeu. É como se você perguntasse para a maioria das pessoas que os elegeram se concordam com algo. Muitos diriam que sim, que é bom, eu acredito nisso, mas depois você pergunta ao político e ele diz não, não, isso não é assim. Quem ele está tentando agradar? Quer dizer, não faz sentido, certo? É senso comum buscar a sabedoria de Deus.

Tucker Carlson: Claro, é um pré-requisito para a tomada de decisões sábias, eu diria.

Nayib Bukele: Sim, exatamente. Essa é a primeira parte do plano.

Tucker Carlson: Não sei por que isso me faz rir. Você acha que uma das razões para o seu sucesso é simplesmente mensurável? Não estou dizendo isso por razões ideológicas, mas seu trabalho transformou o país de maneira muito positiva, a ponto de torná-lo o líder eleito mais popular do mundo. Repito: não é especulação, é um fato comprovado.

Algo como o que está acontecendo em El Salvador deveria ser aplaudido, mas, em vez disso, enfrenta alguma hostilidade. Qual é a razão para isso?

Nayib Bukele: Eu não tenho certeza, mas uma das razões é que não os agradamos. Não quero entrar em teorias da conspiração, apenas abordar fatos comprováveis. Como você disse, a existência de agendas globais é um fato comprovado, certo?

Eles têm diretrizes que os países devem seguir e cumprir. Essas diretrizes são decididas internacionalmente, mas às vezes, ao se concentrar nessas questões, provavelmente você pode negligenciar as necessidades reais e os pedidos do próprio povo.

Um exemplo disso foi quando prendemos membros de gangues responsáveis por muitos assassinatos. Antes disso, éramos a capital mundial dos assassinatos, literalmente o lugar mais perigoso do mundo, mais perigoso até do que o Haiti, certo? Mais perigoso do que o Iraque.

Este era verdadeiramente o país mais inseguro do mundo, com uma taxa de homicídios três vezes maior do que a do Haiti hoje. Diante de uma situação assim, o que você deve fazer? É fundamental interromper esse ciclo, certo? É óbvio, não precisa nem pensar muito, você simplesmente precisa quebrar esse ciclo. Essa é a primeira coisa que deve ser feita.

Quando fazemos o que é necessário, somos alvo de severas condenações

E muitos deles eram organizações de direitos humanos que questionavam questões relacionadas aos direitos humanos. E quanto ao direito humano de uma mulher de não ser estuprada? E o direito das crianças de brincar livremente, ir ao parque, ou simplesmente o direito humano básico de viver e caminhar pelas ruas?

Mas não, eles estavam mais preocupados com os direitos humanos dos assassinos, que também têm direitos humanos, claro, porque são humanos. Mas se precisássemos priorizar, o que deveríamos escolher? Os direitos humanos dos cidadãos honestos, trabalhadores e decentes, ou dos assassinos, estupradores e criminosos

Nós trouxemos segurança ao país, fizemos isso sem a ajuda de nenhuma outra nação e ainda fomos condenados por tudo o que realizamos. Por exemplo, mudamos o Procurador-Geral e fomos duramente criticados por isso.

Então, eles tentaram impedir cada passo que dávamos e agora os resultados estão aí tangíveis, mensuráveis, inegáveis. Agora eles não sabem o que fazer, porque muitos outros países semelhantes ao nosso, que têm problemas semelhantes, estão dizendo que talvez devessem fazer algo parecido com o que fizemos. Só que, na verdade, eles não querem, pois não faz parte da agenda deles. 

Tucker Carlson: Para ser totalmente honesto, acho que foi por isso que vim aqui. Vivo em um país onde milhares de pessoas são mortas todos os anos, seja no Hemisfério Ocidental ou na Europa. O que você provou, com muito pouco dinheiro e sem ajuda externa, é que não é tão difícil resolver esse problema. Portanto, parece que interromper toda essa matança deveria ser uma decisão voluntária do meu governo e de muitos outros governos. No entanto, a escolha de não agir está sendo tomada deliberadamente contra seus próprios cidadãos.

Nayib Bukele: É possível chegar a essa conclusão lógica.

Tucker Carlson: Bem, eu não sei a que outra conclusão chegar. Se El Salvador pode fazer isso, o que está acontecendo?

É realmente possível chegar a uma conclusão lógica… Eu acho que eles têm medo, porque  nós não temos armas de destruição em massa, certo?

Tucker Carlson: Não.

Nayib Bukele: Então, por que eles têm medo? Por que eles perderiam tanto tempo condenando El Salvador? Não faz sentido. 

Tucker Carlson: Você não mandou um homem para a Lua.

Nayib Bukele: Exatamente. Então, eu acho que eles têm medo do exemplo, pois muitas pessoas podem dizer: "Ei, nós também queremos isso". Se eles podem resolver essa situação gravíssima sem dinheiro e com poucos recursos, nós também podemos. E nós éramos literalmente a capital mundial dos assassinatos. 

Qual é o limite do perigo possível? Certo? Nós éramos literalmente o lugar mais perigoso do mundo, três vezes mais perigoso do que o Haiti agora. Então, quer dizer, quão maior o problema pode ficar? E ao mesmo tempo, tínhamos poucos recursos e fomos capazes de reduzir o nível de criminalidade sem baixas civis.

Depois que começamos a guerra contra as gangues, não tivemos baixas civis. Perdemos oito pessoas, entre policiais e soldados, e basicamente erradicamos todo o crime. Foram presos 70 mil membros de gangues, o que corresponde ao número de membros de gangues que todas as organizações disseram que El Salvador tinha. Você pode ver relatórios do Banco Mundial etc. Eles afirmaram que o meu país tem cerca de 70 mil membros de gangues e 500 mil colaboradores. Nós poupamos os colaboradores e só pegamos os membros das gangues. Por quê? Porque a maioria dos que apenas colaboravam eram só familiares dos integrantes dessas organizações criminosas, você sabe, a mulher que vende tortilhas e era obrigada a informar que a polícia estava chegando, sob ameaça de ser assassinada. 

A maior parte não eram realmente criminosos, mas apenas pessoas vivendo em uma sociedade controlada por esses grupos. O governo real eram as gangues, assim como no Haiti, onde existe um “governo falso” e o “verdadeiro”, que são as gangues. Funcionava assim: havia um governo formal, que tinha escritórios e tudo mais, mas existia também o tinha o verdadeiro governo dos territórios, que eram as gangues

Tucker Carlson: Eu sei que você quer se ater aos fatos, mas essa é uma questão realmente importante: por que um governo que tem os meios para acabar com o crime violento não o faz? Sempre haverá crime, pessoas descumprindo leis, mas optar por não fazer nada para impedir que pessoas continuem matando e estuprando é uma decisão voluntária que gestores públicos tomam. Por que um governo escolheria permitir isso?

Imagem: Reprodução/CNN US. 

Nayib Bukele: Eu não sei. Eu posso inventar teorias, mas eu realmente não sei. 

Tucker Carlson: …mas você tem alguma ideia sobre isso?  

Nayib Bukele: Eu acho que é uma combinação de fatores, como tudo. 

Tucker Carlson: Sim.

Nayib Bukele: Eles podem ser pessoas más que, você sabe, estão fazendo isso de propósito, claro, e provavelmente planejando coisas, eu não sei. 

Tucker Carlson: Sim, é possível. 

Nayib Bukele: Ao mesmo tempo, há muitas pessoas que estão apenas sendo alimentadas com essas ideologias, e pensam que estão fazendo a coisa certa.

Como permitir furtos em lojas, por exemplo. Essa é a coisa mais estúpida que você pode pensar, mas ainda assim acontece. 

Tucker Carlson: Você não permite furtos em lojas aqui? 

Nayib Bukele: Não, claro que não. Como poderia passar pela sua cabeça que permitir furtos em lojas seria uma boa ideia

Tucker Carlson: Eu não sei.

Nayib Bukele: Quer dizer, essa é a coisa mais estúpida de se pensar, tão estúpida quanto a ideia de descriminalizar drogas, certo?

São coisas muito tolas, e você poderia dizer que algumas das pessoas que estão promovendo essas políticas não são necessariamente más, elas apenas estão sendo alimentadas por essa ideologia, pensando que estão fazendo o certo.

Vou te dar um exemplo. Acho que foi cerca de um mês atrás, algo assim, sim, algo em torno de um mês, quando a polícia espanhola prendeu um membro de gangue que tinha fugido de El Salvador. Ele voou para a Espanha e, graças à cooperação internacional entre nossa polícia e a espanhola, coordenada pela Interpol, conseguiram prender o cara.

Então, nesses casos não é necessário extraditar a pessoa, porque é automático, é uma operação internacional. Eles apenas pegaram o cara, processaram o enviaram para a polícia do país de origem. A polícia espanhola estava muito orgulhosa da prisão e publicou no Twitter: "Acabamos de prender esse membro de gangue". Então, eu, como você sabe, citei isso em um tweet: "Ótimo, mande-o de volta! Nós cuidaremos dele". Esse fato usado na audiência dele na Espanha como uma prova de que ele não teria um julgamento justo aqui. Então, ele foi protegido pelas leis espanholas e ficou lá.

Tucker Carlson: Talvez eles não tenham membros de gangue suficientes na Espanha.

Nayib Bukele: Exatamente. Então, eu não me importo se eles quiserem ficar com ele, é uma boca a menos para alimentarmos, certo? Mas se eles optarem por mantê-lo, a questão é: por que o governo espanhol iria querer um membro de gangue adicional? Não é necessariamente por maldade; é apenas que as leis, o sistema, as informações que são passadas para o juiz e para o promotor... As pessoas pensam que meu tweet foi muito maldoso e que os direitos humanos desse membro de gangue não seriam respeitados ou que ele não teria um julgamento justo em El Salvador. Por isso, ele teria que permanecer na Espanha para ser protegido, entende?

Quer dizer, as autoridades sabem que ele é um assassino, pois realmente o prenderam em uma operação internacional, o que significa que têm informações de que ele provavelmente assassinou dezenas de pessoas. Mesmo assim, sentem a necessidade de protegê-lo.

Leia a parte 2.

DE DESCONTO

Assine o plano ideal para você

Aperte o play sem medo

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
65
/mês
12x
R$
65.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP