O presidente de El Salvador disse que nenhum Estado ao redor do mundo é incapaz de acabar com o crime organizado:
"Eu acredito que não há governo que não possa eliminar a criminalidade, isso é absurdo. O Leviatã, o Estado, é sempre mais forte que qualquer organização criminosa.”
Bukele falou sobre seu país, que já foi um dos mais violentos do mundo, mas se tornou um dos mais seguros sob sua gestão:
“Nós demonstramos isso: éramos o país mais inseguro do mundo e agora somos o mais seguro do hemisfério.”
O Brasil foi usado de exemplo por Bukele, que destacou o poder e o controle das facções no país:
“As organizações criminosas do Brasil são muito maiores, mas também o estado do Brasil é muito maior, mais forte e poderoso do que as organizações. Não podem controlar o território, temos que deixar essa zona para os cartéis, a outra zona para a organização criminosa, os bairros para as gangues? Não, não pode ser. Algo tem que estar errado.”
O Rio de Janeiro é um ótimo exemplo da situação mencionada por Bukele. Mesmo sendo um dos cartões postais do país, a cidade foi dominada por facções que disputam territórios.
Descubra como a cidade maravilhosa se transformou em um campo de guerra com o filme Rio de Janeiro: Paraíso Infernal.
Clique aqui e ative um alerta para não perder a estreia gratuita no dia 15 de abril.
Bukele seguiu desmentindo algumas das justificativas para a incapacidade do Estado brasileiro em controlar seu território:
“O que acontece é que no Brasil temos a selva? O Canadá tem territórios impenetráveis que não se pode atravessar, tundra e tudo mais, e não há ninguém que controle um pedacinho.”
O presidente também comparou o Brasil com a Índia e a China, que também têm territórios extensos e grandes populações, mas não enfrentam situações de segurança parecidas:
Para Bukele, a única justificativa para o crime organizado prosperar em países da América Latina para Bukele seria a infiltração de criminosos no governo:
“Como é possível que uma organização criminosa possa se apropriar de um território inteiro e o governo não possa tirá-los de lá? Porque eles estão no governo, por isso."
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP