Mais de cinco séculos após a celebração da primeira Missa em solo brasileiro, a cruz utilizada naquele momento histórico retornou ao país, e chegou nesta segunda-feira (15) à cidade de São Paulo.
O reencontro emocionou fiéis que lotaram a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, informalmente conhecida como Catedral da Sé, para participar da Missa celebrada pelo cardeal dom Odilo Scherer.
A peça, trazida de Portugal, pelo movimento Brasil com Fé, foi levada ao altar em cortejo conduzido pelos Arautos do Evangelho. O momento foi marcado por reverência e silêncio, como se cada olhar buscasse recuperar parte da memória do Brasil.
Entre os participantes estava Dona Alzira Cândida de Souza, que chamou atenção ao permanecer ajoelhada diante da cruz, coberta com a bandeira nacional. Ao final da cerimônia, concedeu entrevista à Brasil Paralelo:
Dona Alzira reza diante da Cruz /Imagem: Brasil Paralelo
“Vim participar dessa missa fundamental na minha vida católica, onde esteve presente, e ainda está, a cruz que foi utilizada para a celebração da primeira missa em nosso país. Terra de Santa Cruz, ilha de Vera Cruz, hoje Brasil. Foi muito emocionante.”
Dona Alzira não foi a única a ser tocada pela ocasião. Antes do início da celebração, o repórter da Brasil Paralelo foi abordado por uma senhora que passava pelo local. Surpresa ao ver o movimento diante da catedral, perguntou:
“Está vindo da Bahia?”
Ao ser informada de que se tratava da cruz trazida de Portugal, mais de 500 anos após a primeira Missa do Brasil, ela se emocionou. “Estou emocionada... com tanta coisa que eu não conhecia. Onde posso saber mais?”.
O gesto simples e sincero resume uma realidade comum: o desconhecimento da própria história por parte de muitos brasileiros.
A peregrinação da cruz, nesse contexto, vai além do aspecto religioso, ela representa uma oportunidade de reconexão com a identidade nacional e espiritual do país.
Lançada em 2017, Brasil - A Última Cruzada resgatou nossas origens, cumprindo a missão de entregar um pouco de Brasil aos brasileiros. Foram mais de 50 entrevistados engajados com esse objetivo.
Assista ao primeiro episódio e entenda
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP