A história do Papai Noel começa com Nicolau, um homem que viveu no século IV onde hoje é a Turquia. Ele era de uma família rica e desde jovem gostava de ajudar os necessitados.
Quando cresceu, virou padre e depois bispo. Assumiu a diocese de Myra, que, na época, era na Grécia. Lá, tornou-se famoso por distribuir presentes aos pobres em segredo. Daí surgiu a lenda do velhinho que desce a chaminé.
O bispo Nicolau também era famoso por defender o cristianismo. Ele foi um dos participantes do Concílio de Nicéia, que ocorreu em 325.
Durante o encontro, as autoridades da Igreja condenaram as teorias do teólogo Ário. Essa ideologia, conhecida como arianismo, estava se tornando popular. A ideia nega que Jesus era Deus, o que despertou a fúria em Nicolau.
Segundo o historiador Daniel-Rops, autor da coleção História da Igreja de Cristo, o bispo esbofeteou Ário, tamanha era a sua raiva dessa ideia. Os outros bispos se viram obrigados a repreendê-lo por sua raiva desmedida, apesar de concordarem com ele.
Eles o prenderam e confiscaram seu pálio, a cópia manuscrita dos evangelhos que só os clérigos tinham. No entanto, o próprio Jesus o visitou em sua cela junto com Maria, lhe devolvendo o livro.
Ele morreu em 345 e foi elevado à condição de santo da Igreja Católica em 1087. Sua festa é celebrada em 6 de dezembro.
Depois damorte, seu túmulo, em Myra, tornou-se logo um local de peregrinação. Peças que pertenceram a ele começaram a ser consideradas milagrosas e sua popularidade aumentou.
O nome de São Nicolau ganhou variantes em todo o mundo. Veja algumas:
A generosidade de São Nicolau inspira até hoje. Assim como ele, pessoas dos dias atuais também têm histórias motivadoras. Algumas delas estarão presentes no tradicional Especial de Natal da Brasil Paralelo.
No dia 17 de dezembro, Frei Gilson, Vilella,Victor Salles e outros estarão em um programa de três blocos com músicas e histórias de reflexão para esse fim de ano.
Reserve seu ingresso virtual gratuitamente aqui.
Mesmo quem não é cristão até hoje se inspira em São Nicolau. De um homem que defendia Jesus Cristo e presenteava pessoas secretamente, ele tornou-se um dos maiores símbolos de generosidade do mundo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP