Em 2024, a Brasil Paralelo destacou-se por seus oito novos originais.
Cada filme explorou narrativas históricas sob uma ótica inédita no Brasil, abordando desde a história do comunismo, passando pelas enchentes no Rio Grande do Sul, até as complexidades da guerra em Israel. Rememore cada uma delas.
História do Comunismo trouxe à luz a trajetória dessa ideologia com a participação de estudiosos como Simon Montefiore e Victor Sebestyen.
O original foi lançado no dia 14 de março e é dividido em seis episódios. A produção explora uma das ideologias mais controversas de todos os tempos.
O projeto contou com mais de 40 entrevistas, incluindo acadêmicos renomados de universidades como Cambridge e Princeton.
Com o objetivo de apresentar diversas perspectivas, incluindo de marxistas, conservadores e liberais, História do Comunismo é uma oportunidade de explorar o passado para entender as complexidades históricas e sociais do comunismo.
Parte do conteúdo está disponível gratuitamente no YouTube, enquanto episódios exclusivos aprofundaram temas como a Revolução Cubana, a Cortina de Ferro na Europa e o comunismo da China exclusivamente para membros BP. Se você não tem acesso, desbloqueie agora mesmo.
Assista ao primeiro capítulo gratuitamente abaixo:
Veja alguns comentários sobre História do Comunismo deixados no Youtube:
“Juro que estou sem palavras com a qualidade desse documentário. Sem demagogia, a Brasil Paralelo está surpreendentemente muito à frente de emissoras de peso. Já fui assinante e pretendo voltar. Que o criador possa abençoar essa equipe maravilhosa cada vez mais”, disse Daniel Figueiredo.
“Documentário sem viés. Raridade nos dias de hoje. Parabéns, Brasil Paralelo. É por isso que eu assino. Conteúdo de qualidade, sem militância”, opinou Cláudia Márcia.
Em 2024, as crianças também tiveram um novo presente. No dia 3 de junho, a Brasil Paralelo lançou Pindorama, um desenho que ensina valores como heroísmo e coragem.
Ao mesmo tempo, narra a descoberta do Brasil de forma lúdica para os pequenos.
O roteiro foi baseado na carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, na qual ele narra os desafios de Pedro Álvares Cabral e sua tripulação durante as Grandes Navegações.
Pindorama está disponível apenas para membros BP. Caso queira desbloquear esse conteúdo para as crianças, toque aqui.
Em O Resgate, a Brasil Paralelo documentou a força e a resiliência dos gaúchos após as enchentes de maio de 2024.
O documentário estreou no dia 8 de agosto e está disponível no YouTube e narra como a destruição se transformou em uma onda de solidariedade.
Comentários emocionados dos espectadores refletem a importância do filme. A gratidão dos gaúchos por quem saiu de suas casas para ajudar os desabrigados é emocionante:
“Em lágrimas do início ao fim! ainda estamos nos escombros, pesadelo que parece não ter fim. Graças Senhor por colocar pessoas fortes e corajosas em nossas vidas. Eterna gratidão”, escreveu Maria Muller.
“Orgulho de poder ajudar, orgulho do meu vizinho que ao receber comida, nos deu de presente um cacho de bananas, dividindo o pouco que tinha”, contou Ezequiel Stahl.
“Esse documentário merece um prêmio pela sua importância para nós brasileiros. Parabéns Brasil Paralelo por expor de forma contundente toda a situação do Rio Grande do Sul, é disso que precisamos”, agradeceu Jaqueline Souza.
Assista gratuitamente clicando aqui.
Amada e Ultrajada: o Exército na História do Brasil analisou o papel controverso dos militares na história do país.
A série foi lançada no dia 22 de setembro e explora eventos como a Independência e a ditadura de 1964, sendo elogiada por professores universitários por sua abordagem imparcial.
O professor Renan relatou em seu comentário no Youtube que relata exatamente o que aparece no filme a seus alunos desde que começou a lecionar, 24 anos atrás.
“A BP ainda não existia e fico feliz de ver que a versão que sempre utilizei é a que a BP hoje trás ao público”.
A professora universitária Sandra Franco acompanhou o colega, dizendo:
“Como professora universitária de História, só tenho aplausos para esse primeiro episódio”.
Assista ao primeiro episódio:
No dia 17 de setembro, Unitopia trouxe à tona a realidade das universidades públicas brasileiras, revelando o desafio enfrentado por alunos e professores em um ambiente ideologicamente carregado.
No primeiro episódio, uma professora de biologia conta que alunos não aceitam mais que existem apenas dois sexos biológicos. Ela relatou perplexidade com a situação.
Outra professora recebeu ordens de ensinar a física “pela lente do racismo”.
Segundo o Erich Mafra, jornalista da Gazeta do Povo, trata-se da “melhor obra sobre as universidades brasileiras”, com um e-book complementar disponível para assinantes.
Mafra elogiou a profundidade das informações, mencionando um e-book que acompanha o documentário. Tanto esse documento quanto o segundo episódio da série estão disponíveis exclusivamente para membros BP.
Nos comentários do primeiro episódio, alunos relatam suas experiências. Veja alguns deles:
“Saí da universidade por causa da divergência de ideias e opiniões. Eu tinha que ouvir, entender e ficar quieta mediante ao que era exposto, no entanto, quando eu ia falar o meu ponto de vista, era automaticamente, calada e escanteada. Foi tanto escrutínio que simplesmente desisti. Hoje, eu já não estou na academia científica, sou empreendedora. Desisti de fazer aquilo que amo para ter paz”, escreveu Mara Bainy.
O historiador Victor Lopes confirma ter optado por outro caminho profissional:
“Sou professor de história e desisti da carreira, pois você não pode interpretar fatos de forma diferente de outros educadores, a perseguição é horrível. Por falta de democracia escolar, Infelizmente a educação brasileira faleceu”.
From The River to the Sea abordou a complexidade da guerra entre Israel e o Hamas, com depoimentos de ex-membros do grupo terrorista e entrevistas com sobreviventes do atentado de 7 de outubro de 2023.
O filme apresenta uma perspectiva inédita sobre o que acontece no Oriente Médio, explorando as raízes históricas que levaram à guerra.
O resultado foi um relato realista, que está disponível em várias línguas. A produção alcançou 1 milhão de visualizações em 24 horas. Comentários em hebraico chamam a atenção no vídeo. Veja alguns deles, traduzidos para portugues:
“Obrigado por trazer a verdade à luz, gostaria que Deus nos ajudasse a criar um mundo sem guerras e ego”, escreveu Yan Sn.
“Muito obrigado pelo seu trabalho. Espero que o seu filme seja visto por um grande número de pessoas e que elas possam ter uma nova visão da situação. Obrigado porque no final do filme você levantou a questão de como cada lado vê uma solução para o conflito”, declarou Isra K.
From the River to the Sea encerrou o ano de produções da Brasil Paralelo com chave de ouro. Até o dia 6 de dezembro de 2024, quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo já haviam assistido. Assista:
Em 2024 as produções chegaram a milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Para fechar com chave de ouro, a Brasil Paralelo exibiu no dia 17 de dezembro o tradicional Especial de Natal.
Assista:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP