A edição de 2024 do tradicional Especial de Natal da Brasil Paralelo entrou para a história como a mais vista de todas. Mais de 500 mil já assistiram em menos de 24h. A edição deste ano é inspirada nos presentes que os reis magos levaram a Jesus em ocasião de seu nascimento: ouro, incenso e mirra.
Cada bloco tem um desses três presentes como tema fazendo com que o seu significado seja o motor das reflexões.
O entendimento da fé como algo irracional pode levar jovens e adultos a se distanciar dela. Sem a fé, o Natal perde o seu verdadeiro significado como a data que marca o nascimento de Jesus. Veja um pouco do que aconteceu na edição:
Frei Gilson foi um dos convidados do programa. Ele falou sobre a quantidade de pessoas rezando com ele às 4h da manhã, principalmente porque não foi algo previamente pensado.
Ele explicou que a oração fez parte de um sacrifício de quaresma, sacrificando o sono que lhe é muito caro.
“Foi então que me comprometi com Deus em acordar todos os dias às 4h da manhã.”
Decidiu então transmitir a oração, pensando em ajudar quem estivesse com insônia e decidisse rezar com ele.
“Quando falei sobre isso com alguns, falavam que eu não ia conseguir audiência. Mas disse que era algo para mim, não para os outros. Se alguém estivesse lá, ok”.
De repente, 317 mil pessoas estavam junto com ele na oração. O que ele não sabia era a quantidade de testemunhos que essa penitência geraria.
Explicou que ao rezar de madrugada, as pessoas experimentaram um contato direto com Deus, sem nenhum tipo de interrupção.
“A minha experiência é que quando Deus vê esse movimento de sacrifício acontecendo, tenho visto milagres. Vilela teve a oportunidade de estar com a gente”, disse se dirigindo ao youtuber que também estava presente.
Vilela falou sobre sua experiência com a fé. Afirma que a oração de sua mãe o sustentou. O influenciador comentou problemas que enfrentou nos últimos tempos, como a depressão, e como seu amor por Deus foi fundamental para que resgatá-lo. Afirmou também que se puder deixar um exemplo para seu filho, já terá valido a pena.
“Pessoas como o Frei Gilson me fizeram perceber que a lacuna que eu tinha foi preenchida por Deus”.
Depois de perder a filha Isabel no início do ano, Victor Salles contou como lidou com a perda e continuou vivendo.
Ele explica que o ponto chave é manter a memória dela, enquanto seguem a vida com os outros que ficaram.
“Eu passei a valorizar muito mais as pessoas que eu tenho aqui na terra”.
O desejo de fazer os que estão aqui com eles felizes é o que o motiva todos os dias. Veja um trecho do que ele disse:
O perdão pode ser subestimado por alguns, mas o médico e terapeuta de casais Jorge Luiz testemunha o contrário.
Ele trabalhou por muitos anos em UTI, acompanhando as pessoas em seus últimos momentos. A história de dona Margarida, por exemplo, o marcou para sempre. Ao passar para fazer a ronda, notava que ela jamais recebia visitas.
“Eu achava aquela situação muito estranha. Era uma senhora de 70 e poucos anos de idade que tinha uma neoplasia intestinal grave, mas estava lúcida”.
Um dia, Dr. Jorge a perguntou o porquê da situação. A resposta o surpreendeu.
“Meu filho, eu fui muito ruim a minha vida toda, por conta disso os meus familiares me abandonaram. Eles moram aqui perto. Meu ex-marido, meus filhos, minhas noras, meus netos, mas ninguém quer me ver. Eu fui muito ruim”.
Racionalmente, ele não teria o que fazer. Perguntou, então, se ela rezava e Margarida respondeu que “já tinha tentado de tudo”.
Ao voltar de uma viagem, notou que ela não estava mais em seu leito. Procurou sua médica orientadora para perguntar o que aconteceu, recebendo então a notícia da morte da paciente.
A médica disse:
“Eu já esperava que isso fosse acontecer ,depois de tudo aquilo”.
Veja o depoimento:
Alexandre e Michele são protagonistas de uma história de amor que transcende as barreiras biológicas. Depois de 15 anos lutando contra a infertilidade, o casal construiu uma família de seis pessoas.
A notícia da chegada das crianças veio um dia após ela escutar o testemunho de uma mãe de 5 crianças adotadas, durante o especial de Natal de 2023 da Brasil Paralelo.
O desejo que antes estava aceso, ficou ainda mais latente ao escutar a história de Bruna e Erick, que por dez anos não tiveram filhos. O casal estava na fila de adoção há um tempo, esperando sua vez.
Só não sabiam que seus filhos apareceriam no dia seguinte ao programa. A diretora de RH da Brasil Paralelo estava em uma reunião de trabalho, quando seu telefone tocou.
Era um servidor do fórum dizendo que o perfil deles havia sido observado para que eles conhecessem algumas crianças que aguardavam adoção. Na ligação, fez uma proposta:
“Nosso perfil era para duas crianças, porém eles gostariam de saber se nós estudaríamos a adoção de uma terceira. Eles tinham um grupo de irmãos e iam separar um deles. Eram quatro crianças”.
Ao chegar em casa, Michele e Alexandre conversaram. Decidiram que não separariam os irmãos.
“Eles já são uma família e nós queremos ter filhos”.
Foi assim que o casal construiu uma família de seis pessoas. John, chegou com 8 anos. Amanda com 6, Ubirajara, carinhosamente chamado de “Bira”, com 5 e Matheus com 3.
Veja o que ela disse:
Um dos pontos altos da noite foi a participação de Elomar. O cantor contou da pregação que recebeu de um primo. No vídeo, uma estudante afirma a um professor que Jesus Cristo é “um mito”.
De uma forma muito singela, o mestre responde:
“O meu ‘mito’, minha filha, dividiu a história entre antes e depois dele”.
Elomar é responsável por canções clássicas da música caipira brasileira. Pela primeira vez na história ele cedeu seu direito de imagem em uma gravação de alta qualidade em vídeo e imagem. Uma das canções gravadas foi Noite de Santos Reis.
O poema narra o caminho de Maria e José até Belém, onde Jesus nasceu. Durante todo o programa, Elomar trouxe outras músicas nunca antes gravadas em alta qualidade.
Davi, personagem de Oficina do Diabo, o primeiro filme de ficção do Brasil Paralelo, questionou os presentes sobre a verdade da existência de Deus e o amor dele.
“O amor surge da convivência. É só quando as pessoas podem passar um tempo juntas que o sentimento amoroso vai surgindo. Esse é um fenômeno curioso”.
Ele afirma que a fé tem a mesma lógica, surge do aparente nada a partir da convivência das pessoas.
“Um pouquinho de interesse, já pode fazer milagres. Quando você procura por Deus, ele começa a procurar por você. Bons resultados, exigem esforço”.
Davi conclui deixando no ar a pergunta para quem não crê em Deus:
“E se for tudo verdade”.
O Especial de Natal 2024 está disponível gratuitamente. Assista:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP