Nesta segunda-feira (16/01), o programa Big Brother Brasil retorna ao ar pela emissora Rede Globo. O reality show é recordista de audiência e retrata o comportamento de um grupo de pessoas confinadas em uma casa por alguns dias.
A inspiração do programa envolve uma referência a um clássico da literatura.
Com uma dinâmica em que os participantes vivem sem informações sobre o exterior e sendo constantemente vigiadas por câmeras e telas, o nome Big Brother, faz referência ao personagem Grande Irmão do livro 1984, de George Orwell.
A tradução literal de Big Brother é grande irmão. Na distopia do escritor britânico, o Grande Irmão é um dos personagens da história, o líder supremo que comanda o regime político da Oceânia.
Na história do livro, o país fictício da Oceânia é comandado por um regime totalitário, o Estado controla todos os aspectos da vida do cidadão, seus pensamentos, suas falas, suas emoções e todo o seu comportamento.
Para aplicar eficazmente todo esse controle, diversas telas são espalhadas pelas cidades. Telas como a de televisores.
Em 1999, o bilionário holandês Johannes Hendrikus Hubert de Mol Jr. desenvolveu o formato do reality show na Holanda. Responsável por outros programas de sucesso, como The Voice e Troca ou não Troca, Hubert era um dos principais nomes da Endemol, produtora responsável pela criação e distribuição do Big Brother.
John de Mol, autor da ideia, nega ter inspirado-se no livro de Orwell. Ele distingue entre o autoritarismo abordado em 1984 e o voyeurismo. Neste último caso, as pessoas não querem o anonimato, querem ser vistas.
No dia 16 de setembro de 1999, a primeira edição do Big Brother no mundo foi exibida pelo canal holandês Veronica TV.
O formato teve sucesso e se expandiu no ano seguinte para 19 países. Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Espanha são alguns dos que adotaram o programa.
No Brasil, o primeiro BBB ocorreu em 29 de janeiro de 2002.
A Rede Globo comprou os direitos autorais da Endemol e passou a produzir versões brasileiras do programa. O Big Brother Brasil 1 foi um sucesso de audiência.
Na primeira versão do programa, não existia o termo “paredão”. Os participantes que eram indicados para o paredão corriam risco de serem eliminados daquela edição.
O termo utilizado era “berlinda”, instrumento de tortura antigo no qual a pessoa ficava presa pelas mãos e pela cabeça em uma haste de madeira.
O termo paredão surgiu após um dos participantes da primeira edição, Adriano Castro, ter apelidado a berlinda desta forma.
Talvez, porque o termo remeta aos fuzilamentos do regime cubano, que enfileirava dissidentes do regime para eliminá-los.
Desde a primeira edição, os participantes são constantemente vigiados por telas espalhadas pela casa, fazendo alusão ao enredo do livro 1984.
O livro cria um mundo fictício para explicar como os regimes totalitários são capazes de manipular as massas de diferentes formas e a partir disso controlar totalmente a vida das pessoas.
O romance é um clássico da língua inglesa, uma das obras mais lidas do mundo e que já foi adaptada às telas do cinema.
Sua narrativa apresenta temas atuais:
O livro constrói seu enredo sobre uma sociedade distópica. Distopias são a idealização de sociedades em condições de extrema opressão, desespero e privação.
Exatamente como intitula o livro, a história passa-se em 1984. A narrativa revela um futuro distópico em que o Estado é extremamente autoritário e impõe um regime de vigilância sobre a sociedade.
O romance acontece na cidade que um dia fora Londres, na fictícia Oceânia, território dominado pela repressão e pelo medo.
Nessa realidade, o partido Ingsoc impõe a vigilância do Grande Irmão, de cujo poder ninguém escapa. O lema desse partido é:
“GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA”.
O partido é representado por quatro ministérios:
Winston Smith, um homem de meia-idade, representando o contraponto ao regime, é o personagem principal do romance. Ele fazia parte do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade.
Sua função era alterar dados históricos e documentais para que nada contrariasse o que o partido preconizava. Toda a verdade era editada e o que não podia ser reescrito era destruído.
As estatísticas eram manipuladas para que tudo parecesse bom, ainda que estivesse de mal a pior, o que de fato acontecia. Os jornais eram alterados e a história era reescrita.
“Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”.
Na Oceânia estava a ex-Inglaterra, as ex-Américas, a ex-Austrália, a Nova Zelândia e parte da África. O mundo nesse lugar era sombrio e opressivo.
Pelas ruas viam-se cartazes com o escrito:
“O Grande Irmão está de olho em você”.
Além dos cartazes nas ruas, havia nos lugares públicos e nos mais íntimos – mesmo dentro das casas – um tipo de televisão que monitorava, gravava e espionava a população.
Eram as “teletelas”, ferramentas de controle espalhadas por todos os cantos, transmitindo mensagens e monitorando sem parar. Funcionam como televisores e como câmeras ao mesmo tempo, porque o Grande Irmão devia ver tudo e saber tudo.
George Orwell terminou a obra no ano de 1949, por isso é uma distopia futurística, já que imaginou uma sociedade oprimida no futuro, mas que se apresentava como uma boa sociedade, avançada; isto é, uma utopia. Esse é um dos principais aprendizados, perceber que o mal se apresenta como um bem.
O mundo do futuro, como imaginado pelo autor, era ruim, distópico. Mas líderes totalitários não toleram críticas ou oposições. Eles reescrevem a história e definem que tudo vai bem, que a sociedade é um avanço, uma utopia.
O livro tratou de forma ficcional o tema do totalitarismo, assunto em voga em 1984, bem como comunismo, política, nazifascismo, tortura.
Na Ficção de 1984 de George Orwell, o Grande Irmão vê a tudo e a todos. O famoso reality show, Big Brother, representa algo similar, começando pelo nome e estendendo-se à vigilância com câmeras 24 horas por dia.
Fique atualizado com as principais notícias e os melhores artigos da Brasil Paralelo. Para não perder nenhum deles, toque neste link.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP