O Hamas elegeu Yahya Sinwar para substituir Ismail Haniyeh, o líder político do grupo que foi morto em uma explosão em sua residência na capital iraniana, Teerã.
"O Movimento de Resistência Islâmica Hamas anuncia a seleção do Comandante Yahya Sinwar como o chefe do bureau político do movimento, sucedendo o mártir Comandante Ismail Haniyeh, que Allah tenha misericórdia dele", comunicou oficialmente.
Após a divulgação da informação, o grupo xiita Hezbollah, aliado do Hamas na luta contra Israel, parabenizou o jihadista pela promoção.
O novo líder ingressou nas fileiras do Hamas em 1987, quando o grupo surgia no cenário da Primeira Intifada, levante popular palestino.
Sinwar foi preso pelas autoridades israelenses em 1988 e passou 23 anos atrás das grades, sendo liberado após uma troca de prisioneiros em 2011.
Seis anos após sua liberação, o terrorista foi eleito como chefe da organização dentro da Faixa de Gaza, se consolidando como o segundo membro mais importante da organização.
As autoridades do governo israelense afirmam que Sinwar foi um dos principais mentores do atentado de 7 de outubro de 2023, que gerou a atual escalada no conflito.
O Ministro do Exterior israelense, Israel Katz, afirmou em uma postagem na rede social X que a nomeação justifica ainda mais a necessidade de acabar com o grupo terrorista:
"A nomeação do arquiterrorista Yahya Sinwar como o novo líder do Hamas, substituindo Ismail Haniyeh, é mais uma razão convincente para eliminá-lo rapidamente e varrer esta vil organização da face da terra."
Até o momento, o paradeiro de Sinwar é desconhecido. Autoridades israelenses, porém, acreditam que ele esteja se escondendo na ampla rede de túneis em Gaza.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP