Uma menina de 9 dias de vida foi salva por policiais militares de Vila Velha, a 12 km de Vitória (ES). A pequena Ester engasgou com o leite materno, deixando a mãe desesperada.
A mãe da menina, Camila, correu com a menina para o 4º Batalhão da Polícia Militar. A criança já se encontrava em estado crítico, com as vias respiratórias obstruídas e ficando arroxeada. Lá, o cabo Jackson, o soldado Vinícius e o soldado Sindy usaram a Manobra de Heimlich para salvar a vida de Ester.
A técnica consiste em aplicar compressões abdominais rápidas e firmes abaixo do diafragma, ajudando a expulsar o que está bloqueando as vias aéreas.
No caso de bebês, é preciso virar a criança com a cabeça levemente inclinada para baixo. Veja a simulação:
O caso de Ester destaca a importância de saber como agir em situações de emergência. Engasgos em bebês são mais comuns do que se imagina e podem ocorrer de forma repentina.
A tenente do Corpo de bombeiro Joana Firmino ressalta que é importante que os pais saibam executar técnicas de primeiros socorros em seus filhos, em casos de emergência:
“Pode não dar tempo de o socorro chegar”.
Ela afirma que, em caso de emergência, os pais devem imediatamente procurar o hospital mais próximo ou o Corpo de Bombeiros.
O incidente em Vila Velha serve como um alerta para pais e cuidadores sobre a importância de estar preparado em situações emergenciais.
Joana esclarece que para crianças abaixo de dois anos a indicação é de tapotagem nas costas, ou seja, e cinco compressões cardíacas, até a criança desengasgar.
“Se a criança chegar a perder a consciência totalmente, será necessário iniciar a manobra de reanimação. O protocolo é basicamente esse”.
A corporação gravou um vídeo alertando os pais e cuidadores sobre os riscos dos engasgos e orientou as pessoas sobre o que fazer nesses casos. Já a mãe, agradeceu aos militares.
“Foram anjos que salvaram minha filha”, disse Camila.
Veja o vídeo: