Nova forma de perseguição? Nigel Farage, político britânico conservador, contrário ao Brexit, alega ter tido sua conta no banco fechada por conta de sua visão política conservadora. Apesar de sua declaração, a BBC Londres afirmou que sua conta não possuía os recursos mínimos para torná-lo cliente do banco.
O banco NatWest’s private bank Coutts (NWG.L) exige que seus clientes aloquem ou invistam pelo menos 1 milhão de libras (US$ 1.28 milhões), ou tenham uma reserva de 3 milhões de libras.
O fato da BBC ter afirmado que Nigel Farage não corresponde às expectativas de capital do banco gerou controvérsias. O jornal foi questionado por saber informações privadas da conta do banco de um cliente.
Ao ter a conta fechada, o político foi investigar o problema e descobriu que o fechamento de sua conta no banco envolvia sua visão política.
Farage obteve um documento de 40 páginas do banco acerca do fechamento de sua conta, uma das alegações do texto é que ele era “xenofóbico e racista”.
O documento foi além e questionou como tê-lo como cliente afetaria a reputação do banco. Como cliente, Farage não era alinhado a Coutt em seus “posicionamentos como uma organização inclusiva” dado as suas declarações públicas.
A apuração dessas informações foi feita pela própria BBC Londres que se retratou:
"Nós tivemos ciência de que a informação que reportamos - que a decisão do banco Coutt’s sobre a conta do senhor Farage não envolveu considerações acerca de suas visões políticas - não era precisa e nós nos desculpamos com o senhor Farage.”.
A cultura progressista tem avançado nas empresas com a implementação da agenda ESG. A sigla representa: meio ambiente, responsabilidade social e governança.
Essa agenda é uma forma de definir e estabelecer se as práticas de uma determinada empresa são consideradas socialmente responsáveis e sustentáveis, ou não.
Pautas como o controle de emissão de carbono, setores de diversidade e canais de denúncias têm passado a fazer parte do dia a dia das empresas. Cada vez mais a agenda ESG tem ditado os rumos da cultura do mercado.
Esse é um dos temas que a Brasil Paralelo vai abordar em suas aulas do Método BP. O novo curso é voltado especificamente para gestores, empreendedores e profissionais que querem melhorar o desempenho em suas carreiras.
Saiba mais sobre o Método BP e entenda a influência progressista da agenda ESG.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP