O filósofo analítico e um dos homens por trás da Wikipédia, Larry Sanger, passou 35 anos seguindo o agnosticismo, filosofia que não nega e nem reconhece a existência de Deus:
“Ao longo da minha vida adulta, tenho sido um devoto da racionalidade, do ceticismo metódico e de um rigor um tanto inflexível e direto (mas sempre de mente aberta). Tenho doutorado em filosofia, com formação em filosofia analítica, um campo dominado por ateus e agnósticos.” escreveu.
Apenas este mês, Sanges falou publicamente que se identifica com o cristianismo. O caminho de sua conversão foi gradual.
Em um texto publicado em seu blog pessoal com o título Como um filósofo cético se tornou um cristão, Larry conta a história de sua conversão.
Nascido em uma família de luteranos, Larry começou a se afastar da religião durante sua adolescência.
Interessado pelas aulas de filosofia e curioso sobre a religião, Larry começou a fazer perguntas para os fiéis, sem conseguir muitas respostas satisfatórias.
Aos poucos foi perdendo o hábito de frequentar sua igreja e de rezar, se afastando cada vez mais da religião.
Larry se formou em filosofia e fez um doutorado na mesma matéria alguns anos depois. Nesse período,aprofundou-se nos argumentos ateus e agnósticos, conhecendo círculos dedicados a essa questão.
Mesmo não acreditando na existência de Deus e buscando a verdade, Larry conta que que nunca se colocou como um “inimigo” da fé e criticou filósofos ateus:
“Eu nunca me alinhei com os chamados Novos Ateus da estirpe de [Richard] Dawkins e [Daniel] Dennett. Eu os achava grosseiros e desagradáveis. Eu participei um pouco das discussões online sobre ateísmo e agnosticismo, mas, para minha surpresa, eu me vi discutindo mais sobre metodologia com os ateus do que sobre Deus com os teístas”
Segundo conta, muitos nomes importantes dentro da filosofia ateísta agiam como “adeptos doutrinados de um culto religioso”, o fez com que ele mesmo começasse a questionar suas dúvidas sobre Deus.
Ele não subestimava os argumentos cristãos, buscando apreender as explicações racionais para a fé.
Segundo Larry, dois eventos o fizeram mudar a forma de pensar questões morais e éticas: seu casamento e o nascimento de seu primeiro filho:
“Após esses eventos, certamente não poderia mais apoiar a ideia (em retrospectiva) ridícula de Ayn Rand de que podemos, de alguma forma, justificar nossas obrigações morais em relação a outras pessoas em termos de nosso próprio interesse próprio, não importa quão "iluminado" seja.”
Esse tipo de mudança sobre seu pensamento ético começava a corroer a parte de suas crenças agnósticas.
O filósofo sempre defendeu o cristianismo como uma “parte organizadora, abrangente e central da cultura cívica ocidental” e fonte de bons valores.
O processo de conversão ao cristianismo já havia se iniciado, mas ganhou ainda mais força a partir de 2019, quando Larry começou a ler a Bíblia com seriedade:
“Quando realmente procurei entendê-la, achei a Bíblia muito mais interessante e — para meu choque e consternação — coerente do que eu esperava. Procurei respostas para todas as minhas perguntas críticas, pensando que talvez outros não tivessem pensado nas questões que eu vi. Eu estava errado. Eles não só pensaram em todas as questões, e mais nas quais eu não tinha pensado, como também tinham posições bem elaboradas sobre elas”
Unindo os argumentos racionais cristãos que conheceu ao longo do tempo com as descobertas que fez ao reler a Bíblia, Larry se convenceu do cristianismo.
Atualmente, o cofundador da Wikipédia começou a trabalhar em um livro intitulado “Deus Existe: o Argumento Filosófico a Favor do Deus Cristão”.
Ele ainda está estudando as diferentes vertentes do cristianismo para descobrir com qual se identifica mais.
Apesar disso fez uma lista com 64 itens em que acredita, dentre eles a trindade, a virgindade de Maria, a vida após a morte e a ressurreição de Cristo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP