A sentença “Todos os olhos em Rafah” escrita em meio a um campo de refugiados palestinos, gerada por inteligência artificial está percorrendo o mundo. A fotografia atingiu mais de 44 milhões de compartilhamentos na rede social Instagram. No X, antigo Twitter, foram 27 milhões em poucos dias.
A BBC Árabe identificou a Malásia como local de origem da fotografia, que já foi publicada em perfis de redes sociais de várias celebridades como Ricky Martin, a atriz turca Tuba Buyukustun, a atriz indiana Priyanka Chopra e a atriz síria Kinda Alloush.
As milhares de barracas dispostas ao longo do deserto, formando as letras da mensagem, fazem referência aos milhares de palestinos que foram se abrigar na cidade, em virtude da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
O slogan “Todos os Olhos em Rafah” ecoou nas mídias digitais na última semana, após um ataque realizado por Israel em Rafah, no Sul de Gaza, que fez com que diversos civis perdessem suas vidas. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), a investida resultou na morte de dois dos principais líderes do grupo terrorista Hamas. O primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, afirmou que o ocorrido foi um acidente.
A investida contra Rafah no dia 26 de maio foi alvo de severas críticas de líderes internacionais, como a ministra de Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong.
Nos três primeiros dias após a ofensiva militar, o compartilhamento da citação aumentou exponencialmente, sobretudo entre os críticos à estratégia militar israelita.
O slogan já era usado há meses.
“Todos os olhos em Rafah” tem representado um ponto de referência no diálogo social e cultural em torno da guerra de Israel versus o Hamas na região. O slogan se tornou uma espécie de ponto de partida para os debates sobre os próximos passos da guerra.
A frase pode ter sido criada em fevereiro, a partir de comentários feitos por Rik Peeperkorn, chefe do escritório da Organização Mundial da Saúde para Gaza e a Cisjordânia ocupada por Israel. O executivo estava concedendo uma entrevista coletiva online na sede da ONU, na época em que o exército de Israel aumentava sua investida contra a região sul da faixa de Gaza.
“Todos os olhos estão voltados para Rafah”, afirmou, posicionando-se contra a ofensiva.
A citação passou a ser replicada por grupos pró-palestinos para chamar a atenção para Rafah. Entre as instituições que replicaram o slogan constam Save the Children International, Oxfam e, posteriormente, grupos de advocacy em prol da Palestina como o Jewish Voice for Peace.
Foi também repetido inúmeras vezes nos protestos pró-palestinos que ocorreram em universidades norte-americanas no início deste mês.
Veículos internacionais de imprensa confirmam que o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu está prestes a aceitar os termos gerais de um acordo para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza. O cessar-fogo teria sido proposto pelo presidente dos Estados Unidos.
O assessor de Relações Exteriores de Netanyahu, Ophir Falk, concedeu uma entrevista ao jornal britânico The Sunday Times na qual enfatizou que a proposta de Biden não é um bom acordo, mas que eles aceitaram por querer muito libertar os reféns.
O assessor de Netanyahu ainda destacou que há muitos detalhes a serem acertados e que não houve nenhuma mudança em relação às duas principais exigências de Israel: “a libertação de todos os reféns e a destruição do Hamas como um grupo terrorista”.
O funcionário do alto escalão israelita confirmou que não haverá cessar-fogo até que todos os objetivos israelitas sejam atingidos.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP