O pedido surge em meio a uma escalada de conflitos na região, com a transição política na Síria em um estágio crítico após a queda de Bashar al-Assad em dezembro de 2024.
O Embaixador chinês na ONU, Fu Cong, afirmou que "a China pede que Israel se retire da Síria e do Líbano sem demora. A transição política na Síria está em um estágio crítico."
O diplomata argumentou que a presença militar israelense ameaça a estabilidade regional, especialmente na Síria, onde Israel mantém tropas no sul desde o colapso do regime anterior, e no Líbano, onde ocupa cinco posições estratégicas ao sul do rio Litani, desafiando um cessar-fogo de novembro de 2024 mediado pelos EUA.
O porta-voz militar israelense Daniel Hagari defendeu a ocupação conta o Hezbollah. Em um evento em Tel Aviv no dia 24 de março disse: "Nossa presença é essencial contra o terrorismo", defendendo a ocupação como proteção contra o Hezbollah.
O apelo chinês reflete um momento de tensões renovadas, que remontam a conflitos históricos explorados no documentário From the River to the Sea, da Brasil Paralelo, lançado em outubro de 2024.
A obra, que ultrapassou 5 milhões de visualizações no YouTube, analisa a guerra entre Israel e grupos palestinos, como o Hamas, a partir de depoimentos de sobreviventes, ex-terroristas e especialistas, destacando como interesses regionais e globais moldam a instabilidade no Oriente Médio. Clique no link abaixo e confira:
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP