O jornal The New York Times publicou neste dia, 25 de março de 2024, imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria. Os registros provam que Bolsonaro chegou no dia 12 de fevereiro e saiu no dia 14 de fevereiro.
O jornal afirma ter analisando as imagens de quatro câmeras diferentes e também verificado a presença do carro de Bolsonaro no local por meio de imagens obtidas por satélites.
Além disso, a reportagem do The New York Times traz o relato de um funcionário da embaixada húngara que aceitou falar sob sigilo, confirmando que Bolsonaro foi recebido.
Como 4 dias antes de Bolsonaro chegar na embaixada a Polícia Federal havia apreendido o seu passaporte e prendido alguns de seus aliados, o jornal interpretou que essa pode ter sido uma tentativa do ex-presidente de conseguir asilo político em caso de decretada a sua própria prisão.
Embaixadas são protegidas pelo princípio da “inviolabilidade” prevista na Convenção de Viena. Sendo assim, a polícia brasileira não pode agir dentro delas.
Após a divulgação feita pelo jornal americano, o Metrópolis entrou em contato com Bolsonaro que confirmou a sua presença na embaixada:
“Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo. Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto-final. O resto é especulação”.
Segundo a defesa de Bolsonaro:
"Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações"
A Polícia Federal afirma que irá investigar o caso.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP