O presidente Yoon Suk-yeol não mencionou nenhuma ameaça específica da Coreia do Norte em sua declaração sobre a Lei Marcial.
Mesmo assim, o vizinho comunista estava no centro do pronunciamento de Yeol, como é possível ler no trecho abaixo:
“Eu declaro lei marcial para proteger a livre República da Coreia da ameaça das forças comunistas norte-coreanas, para erradicar as desprezíveis forças antiestatais pró-norte-coreanas que estão saqueando a liberdade e a felicidade do nosso povo, e para proteger a ordem constitucional livre.”
Para o presidente, atores simpáticos à Coreia do Norte estariam se articulando dentro do parlamento para desestabilizar o governo.
Em sua narrativa, o objetivo da medida seria acabar com as supostas "desavergonhadas forças antiestatais pró-norte-coreanas" e assim “preservar a democracia liberal” no país.
O conflito entre as duas Coreias teve início após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a região Norte do país caiu em influência soviética, enquanto a área mais ao Sul acabou próxima aos EUA.
Em 1948 foram criados dois Estados diferentes em cada uma dessas regiões, uma ditadura comunista no Norte e um regime capitalista ao Sul.
Dois anos depois, a Coreia do Norte liderada por Kim Il Sung tentou anexar a vizinha no Sul através de uma invasão militar.
A tentativa resultou na Guerra da Coreia, que envolveu mais de 20 países, incluindo EUA, China e indiretamente a URSS.
A guerra se prolongou até 1953, quando foi assinado um armistício. Até os dias de hoje, os dois países estão formalmente em guerra, mesmo que isso não se reflita na prática.
Em 2018, por exemplo, foi assinado um acordo de não agressão, abandonado pelos dois países em 2023.
A aproximação do governo de Putin com o regime de Kim Jong Un tem feito a Coreia do Sul fortalecer laços militares com o governo americano.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP