Os apóstolos foram os primeiros seguidores de Jesus Cristo, escolhidos por Ele para estarem próximos durante sua vida pública e, depois da ressurreição, enviados para anunciar o Evangelho ao mundo.
O termo "apóstolo" vem do grego apostolos, que significa "enviado". Esses homens formaram o alicerce da Igreja nascente, e suas ações e ensinamentos ecoaram por toda a história do cristianismo.
Cada um teve uma trajetória singular. Alguns viajaram por continentes, fundaram comunidades cristãs e enfrentaram perseguições severas. Outros permaneceram mais próximos de Jerusalém, ensinando e fortalecendo os primeiros fiéis.
Praticamente todos morreram como mártires. Suas vidas não foram marcadas apenas pela missão, mas pelo testemunho final: entregar a própria vida por aquilo que anunciaram.
Pedro era pescador na Galiléia e foi um dos primeiros apóstolos chamado por Jesus. Tornou-se líder dos doze e é reconhecido, pelos católicos, como o primeiro Papa.
Após anos de missão e liderança em Jerusalém e Antioquia, foi para Roma, onde foi preso e condenado à morte.
Morreu crucificado de cabeça para baixo por volta do ano 64 d.C., durante a perseguição do imperador Nero. Está sepultado sob o altar da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Morreu crucificado de cabeça para baixo, em Roma, por volta de 64 d.C.
Irmão de Pedro e também pescador, foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Após a Ascensão, pregou nas regiões da Trácia, Rússia, Escócia e Grécia.
Em Patras, na Grécia, foi preso e condenado à crucificação, por pregar a palavra de Cristo. Recusando-se a ser crucificado como Cristo, pediu uma cruz em forma de X. Sua cruz tornou-se símbolo cristão e marca de sua coragem diante do martírio.
Morreu crucificado em cruz em forma de X, entre 60 e 70 d.C., em Patras, Grécia
Filho de Zebedeu e irmão de João, Tiago foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus. Pregou na Judéia e depois partiu para a Península Ibérica, onde teria evangelizado parte da atual Espanha.
Retornou a Jerusalém, onde foi decapitado por ordem de Herodes Agripa I por volta do ano 44 d.C. Seus restos mortais estão na catedral de Santiago de Compostela, destino de milhões de peregrinos.
Morte: decapitado em Jerusalém por ordem do rei Herodes Agripa I, cerca de 44 d.C.
Irmão de Tiago Maior, João foi o único dos apóstolos que não sofreu martírio. Escritor do quarto Evangelho, três cartas e do Apocalipse, viveu em Éfeso, onde exerceu liderança nas comunidades cristãs.
Segundo a tradição, foi exilado na ilha de Patmos durante perseguições. Morreu em idade avançada, entre os anos 90 e 100 d.C., sendo lembrado como o "discípulo amado".
Morreu de causas naturais, entre 90 e 100 d.C., em Éfeso
Nascido em Betsaida, a nordeste do mar da Galiléia, foi um dos primeiros seguidores de Jesus. Após a Ascensão, evangelizou na Frígia, atual Turquia.
Converteu muitas pessoas, o que gerou perseguições. Foi preso e crucificado de cabeça para baixo em Hierápolis, onde suas relíquias foram encontradas em 2011.
Inicialmente chamado nos evangelhos de Natanael, evangelizou na Índia e na Armênia. Teria pregado com São Judas Tadeu na Pérsia.
Segundo a tradição, foi capturado e condenado à morte por suas pregações. Foi esfolado vivo e depois decapitado, um dos martírios mais cruéis entre os apóstolos.
Famoso por sua incredulidade diante da ressurreição de Jesus, Tomé evangelizou a região da Síria, da Pérsia e da Índia.
Fundou comunidades cristãs que perduram até hoje. Foi martirizado por lanças em Meliapor, atual Chennai, na Índia.
Morreu traspassado por lanças, cerca de 72 d.C., em Meliapor (Índia)
Diversas tradições indígenas relatam a passagem de São Tomé pelo território que hoje é o Brasil.
Esses relatos incluem pegadas marcadas em pedras, cruzes esculpidas e histórias orais que identificam o apóstolo como “Sumé”, um homem justo que ensinava valores morais e espirituais, condenava práticas como o canibalismo e ajudava os nativos no cultivo da terra.
Missionários como o padre Manoel da Nóbrega registraram esses testemunhos no século XVI, reforçando a hipótese de que Tomé teria pregado entre os povos indígenas e deixado marcas que permaneceram vivas na memória ancestral das comunidades nativas.
Cobrador de impostos antes de seguir Jesus, Mateus é autor do primeiro Evangelho. Pregou na Etiópia e na Pérsia, dedicando-se a judeus convertidos.
Foi assassinado com uma espada por líderes locais contrários à sua pregação.
Morreu assassinado por golpe de espada entre 60 e 70 d.C., na Etiópia ou Pérsia
Chamado também de Tiago, filho de Alfeu, é identificado como primo de Jesus. Foi o primeiro bispo de Jerusalém e autor da Epístola de Tiago.
Segundo a tradição, foi lançado do pináculo do Templo e, ao sobreviver à queda, foi espancado até a morte.
Evangelizou a região da Pérsia e da Mesopotâmia. Está entre os apóstolos menos mencionados no Novo Testamento.
De acordo com a tradição, foi martirizado ao lado de Judas Tadeu, vítima de perseguições contra cristãos.
Conhecido como o “santo das causas impossíveis”, pregou na Pérsia com Simão. É autor da Epístola de Judas.
Foi morto com golpes de clava ou machado durante as perseguições aos cristãos.
Escolhido por sorteio para substituir Judas Iscariotes após a Ascensão, Matias evangelizou na Capadócia e na Etiópia.
Segundo a tradição, foi apedrejado e, em seguida, decapitado por anunciar o Evangelho.
Embora não tenha feito parte do grupo original dos Doze, Paulo é chamado “apóstolo dos gentios”. Para de sua trajetória foi narrada nos atos dos apóstolos, escrito por São Lucas.
Convertido no caminho para Damasco, viajou pela Ásia Menor e Europa anunciando o Evangelho.
Escreveu treze cartas do Novo Testamento. Foi decapitado em Roma sob ordens de Nero.
A vida do apóstolo Paulo foi marcada por longas viagens missionárias e períodos de prisão. Essa trajetória é retratada no filme Paulo, Apóstolo de Cristo, estrelado por Jim Caviezel.
O filme está disponível na plataforma de streaming da Brasil Paralelo. Assine e assista.
Discípulo que traiu Jesus por trinta moedas de prata. Após a prisão de Cristo, enforcou-se.
A tradição cristã sustenta que a Igreja foi fundada sobre o testemunho dos apóstolos, com Pedro como pedra principal.
“A Igreja é apostólica porque está fundada sobre os apóstolos” – Catecismo da Igreja Católica, nº 857
A igreja católica defende a doutrina da sucessão apostólica, através dos bispos, que garante a continuidade da doutrina transmitida pelos apóstolos e da missão confiada por Cristo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP