Planos militares confidenciais da administração Trump para ataques aos terroristas no Iêmen foram expostos em um grupo do Signal que incluía, ‘por acidente’, o editor-chefe do The Atlantic, Jeffrey Goldberg.
O chat, com altos oficiais como o vice-presidente JD Vance, o Secretário de Defesa Pete Hegseth, o Secretário de Estado Marco Rubio e o conselheiro de segurança Michael Waltz, detalhava listas de alvos, sistemas de armas e sequenciamento de ataques.
As previsões das mensagens foram confirmadas quando as bombas caíram no Iêmen em 15 de março.
O grupo, chamado "Houthi PC small group", foi criado por Waltz em 13 de março e compartilhava planos operacionais.
"Listas exatas de alvos e armas estavam nas mensagens", segundo registros oficiais da administração, incluindo debates sobre preços do petróleo e críticas à Europa.
"Eu odeio salvar a Europa de novo", disse JD Vance, o vice de Trump.
Pete Hegseth, Secretário de Defesa dos Estados Unidos chamou a situação de "patética", conforme transcrições oficiais. As mensagens indicaram a data exata do ataque, executado dois dias depois, matando dezenas de líderes houthis, segundo declarações do governo.
A inclusão de Goldberg foi um erro. "Recebi os planos às 11h44 do dia 15. O jornalista em comunicado oficial, destacando a imprudência do uso do Signal para dados sensíveis:
"Recebi os planos às 11h44 do dia 15.”
O Pentágono confirmou os ataques após a publicação do vazamento, validando as informações.
Reações opostas: erro ou traição?
A Casa Branca minimizou o incidente:
"Foi um engano operacional, sem impacto na segurança", declarou um porta-voz em resposta oficial.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP