O Hamas está convocando a comunidade muçulmana internacional para realizar diversas manifestações em prol da Jihad, a guerra islâmica contra "os infiéis".
Um dos países que está tendo as maiores manifestações contra Israel têm sido os Estados Unidos, especialmente em suas universidades. Diante desse contexto geopolítico, o governador da Flórida anunciou inciativa da Flórida para lidar com os universitários pró-terrorismo.
Khaled Meshaal, um dos fundadores do grupo terrorista Hamas e atual chefe de assuntos internacionais da organização, foi um dos coordenadores das manifestações pró-Palestina ocorridas no início do mês, na última sexta-feira (13/10).
Em vídeos divulgados pela agência de notícias Reuters, Khaled disse:
"Devemos ir às praças e ruas do mundo árabe e islâmico na sexta-feira. Para todos os estudiosos que ensinam a jihad, para todos que ensinam e aprendem, este é um momento para a aplicação.
Tribos da Jordânia, filhos da Jordânia, irmãos e irmãs da Jordânia... Este é um momento de verdade e as fronteiras estão perto de vocês, todos vocês conhecem a sua responsabilidade".
A convocação mobilizou milhares de muçulmanos em diversos países próximos a Israel:
Além do mundo árabe, alunos de diversas universidades dos Estados Unidos se manifestaram a favor do Hamas. O sindicato dos alunos da Universidade de York afirmou que os ataques terroristas do Hamas são:
"Justificáveis e necessários".
Diante de manifestações pró-Hamas ocorridas em Universidades da Flórida, o governador Ron DeSantis exigiu que as Universidades públicas do Estado desativem os clubes estudantis que se manifestarem a favor das ações terroristas do Hamas.
Em entrevista à emissora americana NBC, DeSantis disse que essa não é uma questão de liberdade de expressão.
"Esses clubes estudantis afirmaram que não se limitam a ser solidários aos ataques contra Israel, mas fazem parte do movimento do Hamas. Então, sim, você tem o direito de sair e se manifestar, mas não pode fornecer apoio material ao terrorismo".
Segundo o governador, a Flórida possui "leis fortes contra a angariação de fundos para grupos como o Hamas" e isso está sendo aplicado neste momento. "Não é uma questão da Primeira Emenda. Isso é um apoio material à questão do terrorismo", disse.
O jornal National Review noticiou as decisões de DeSantis depois de descobrir que os grupos Justiça Pela Palestina tinham violado leis que proíbem o antissemitismo.
Ao comentar a Guerra contra Israel no programa Cartas na Mesa, Alexandre Ostrowiecki, empreendedor com formação em política externa pela Universidade de Jerusalém, disse:
"No centro do conflito temos um lado que quer assassinar o outro e um lado que não quer ser assassinado. A organização terrorista do Hamas busca matar civis para obter ganhos políticos, esse é o significado de terrorismo.
[...] O Estado de Israel afirmou oficialmente em seu documento de independência que busca estender a mão para os vizinhos para construir um Oriente Médio pacífico, mas logo em seguida 6 exércitos muçulmanos invadiram o país".
Para o juristas Ricardo Gomes, o antissemitismo ainda existe e está crescendo ao redor do mundo. No programa Magna Carta, da Brasil Paralelo, Ricardo comentou:
"[Após os ataques do Hamas] Daniel Ortega declarou ser solidário aos palestinos; Evo Morales afirmou condenou as supostas ações imperialistas e coloniais do governo sionista; Petro, presidente da Colombia, chamou os judeus de neonazistas.
[...] A esquerda odeia a sociedade ocidental, tudo que ataca a moralidade judaico-cristã provoca sua defesa".
Na 2ª temporada do Insight BP, o programa explica em detalhes as origens do conflito entre Palestinos e Israel, confira:
A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação cujo propósito é resgatar bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP