As Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram um ataque hoje, sexta-feira, 27 de setembro, que tinha como alvo o chefe do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah.
O bombardeio atingiu a sede da milícia xiita localizada em Beirute, poucos minutos antes de Benjamin Netanyahu começar a discursar na sede da Assembleia Geral da ONU.
Testemunhas relataram à agência Reuters que múltiplas explosões ocorreram, o que fez com que diversas nuvens de fumaça atingissem a cidade.
De acordo com o The Jerusalem Post, um soldado israelense confirmou que Hassan Nasrallah, o líder do grupo terrorista Hezbollah, foi um dos alvos. Ele comentou: 'É difícil acreditar que ele tenha saído vivo.'
As autoridades israelenses acreditavam que Nasrallah estava no bunker atingido no recente bombardeio. Acreditava-se que qualquer pessoa dentro enfrentaria grandes dificuldades para sobreviver a tal ataque.
Cerca de três horas antes do ataque, o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu reuniu-se com o Ministro da Defesa Yoav Gallant e o Chefe de Estado-Maior Herzi Halevi.
O assassinato do líder terrorista teria sido uma das mais importantes vitórias para as Forças de Defesa de Israel.
No entanto, de acordo com a agência Reuters, Nasrallah está vivo, O veículo afirma que a informação foi confirmada por uma fonte próxima ao Hezbollah. A agência de notícias Tasnim, controlada pelo IRGC do Irã, também relatou que ele sobreviveu, e um outro integrante do Hezbollah confirmou a sobrevivência de Nasrallah ao ataque.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que o ataque foi conduzido após inúmeros foguetes e drones terem sido lançados pelo Hezbollah durante quase um ano:
“Após quase um ano de Hezbollah disparando foguetes, mísseis e drones suicidas contra civis israelenses, após quase um ano de Israel alertando o mundo e dizendo que o Hezbollah deve ser detido, Israel está fazendo o que todo estado soberano no mundo faria se tivesse uma organização terrorista que busca sua destruição em sua fronteira, tomando as medidas necessárias para proteger nosso povo para que as famílias israelenses possam viver em suas casas, com segurança e proteção", afirmou Daniel Hagari em seu discurso.
Ele acusou o grupo terrorista deinserir operações militares no “coração” de bairros residenciais no Líbano, com o intuito de utilizar civis como “escudo humano”.
A região de Dahya é controlada pelo grupo terrorista e as forças de segurança raramente entram na região.
Em virtude do ataque, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu interrompeu sua viagem aos Estados Unidos, onde inicialmente ficaria até o dia 28 de setembro, para retornar a Israel.
Em seu discurso na ONU, “Bibi” prometeu que Israel não interromperia a guerra contra o terrorismo protagonizado por grupos como Hamas e Hezzbollah.
Apesar do interesse dos Estados Unidos e outras nações ocidentais em apoiar um projeto de cessar-fogo, o primeiro-ministro garantiu que o objetivo de Israel é destruir o Hezbollah e garantir o retorno de civis à região Norte do país.
Desde os ataques de 07 de outubro, um grupo grande de civis israelenses deixaram suas casas, em virtude dos conflitos na região entre Israel e Líbano.
Na última semana, Israel intensificou a ofensiva.
No filme From the River to the Sea, da Brasil Paralelo, algumas testemunhas relataram a conduta de Israel de avisar aos civis sobre os ataques, para possibilitar que eles deixem suas casas antes de os bombardeios iniciarem. Especialistas chegam a acreditar que esse motivo possa deixar o país em desvantagem em relação às estratégias militares dos terroristas.
From the River to the Sea irá estrear no próximo dia 07 de outubro. Tem interesse em assistir gratuitamente? Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP