As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram a morte de Mohammed Deif em um ataque aéreo na Faixa de Gaza que ocorreu no dia 13 de julho.
Na ocasião em que o ataque ocorreu, o Ministério da Saúde de Gaza informou a morte de 90 pessoas, mas negou que Deif estivesse entre elas.
O movimento fundamentalista palestino ainda não reconheceu a perda de uma de suas mais importantes lideranças.
As autoridades israelenses afirmam que Deif foi um dos principais mentores intelectuais do atentado de 7 de outubro.
O jihadista foi um dos cofundadores das brigadas Izz-Al-Din Al-Qassam, o braço armado do Hamas, assumindo a liderança do grupo após a morte de seu antecessor Salah Shehadeh.
A palavra Deif significa visitante ou convidado, é um apelido atribuído por conta do estilo de vida que o terrorista levava, sempre mudando de residência para não ser encontrado pelas tropas israelenses. O nome verdadeiro do líder do Hamas era Mohammed Diab Ibrahim al-Masri.
Deif já escapou da morte sete vezes, recebendo de Israel o apelido de "gato de nove vidas". Apesar disso, o terrorista já se feriu gravemente, perdendo um pé, e um olho por conta de um ataque em 2002.
Em 2014, as forças israelenses tentaram matar Deif em um bombardeio em Gaza, atingindo apenas a esposa e dois filhos do radical islâmico.
O anúncio aconteceu um dia depois da morte do líder político do Hamas e ex-primeiro-ministro de Gaza, Ismail Haniyeh, que morreu durante um ataque aéreo em Teerã, capital do Irã.
O governo israelense está cumprindo sua promessa de eliminar as lideranças do Hamas e destruir o grupo que comanda a Faixa de Gaza.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP