Yahya Sinwar é o líder do Hamas e foi o arquiteto do massacre de 07 de outubro de 2023. Ele encontra-se em fuga do exército israelense após quase ter sido capturado em um dos túneis do Hamas na Faixa de Gaza. Mesmo sem a prisão de Sinwar, as forças militares israelenses conseguiram acesso a documentos secretos que mostram reuniões com comandantes do Hamas convocadas por ele.
Os registros revelam um esforço de Yahya Sinwar em convencer o Hezbollah e o Irã a participarem do ataque ou pelo menos se comprometerem a apoiar a organização na guerra que se seguiria após o atentado.
Desde 2021, o grupo simulava desistir de ataques contra Israel, enquanto secretamente negociava com o Irã. A expectativa de Sinwar era que um ataque poderoso e a conflagração de um conflito generalizado na região levasse ao colapso de Israel.
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, nega que o Irã tenha tido qualquer tipo de participação no planejamento e execução do ataque terrorista de 07 de outubro de 2023.
A guerra entre Israel e Palestina só pode ser compreendida se o ocidente escutar as pessoas que vivem essa realidade. A Brasil Paralelo foi até o Oriente Médio entrevistar palestinos e israelenses sobre a realidade do conflito. O resultado foi o filme From the River to the Sea, que você pode assistir gratuitamente clicando aqui.
O The New York Times apresentou os principais pontos dos documentos obtidos pelo The Times.
No final de janeiro de 2024, soldados israelenses encontraram as atas em um computador que estava no centro de comando subterrâneo do Hamas no sul da Faixa de Gaza. O The Times verificou a autenticidade das atas por meio de especialistas e membros do Hamas.
Os militares israelenses também se manifestaram e publicaram um relatório confirmando que os documentos são reais.
A descoberta da ata levou a polêmicas dentro do serviço de inteligência israelense, já que eles consideram uma falha o exército do país não ter tido acesso a esses planos antes que o ataque acontecesse.
Procurados pelos jornalistas, o Hamas e o Hezbollah recusaram-se a responder às perguntas. O exército de Israel também não se manifestou. Já o Irã, negou todas as acusações presentes nas atas.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP