Antes e durante a Guerra do Vietnã, o país estava polarizado, assim como boa parte do mundo.
Ao norte, o Vietnã era governado por Ho Chi Minh, um líder comunista aliado à União Soviética. Já o Vietnã do Sul era governado por Ngo Dinh Diem, presidente apoiado pelos Estados Unidos da América.
O combate não era apenas entre Sul e o Norte, mas sim um confronto indireto entre Estados Unidos e União Soviética na chamada Guerra Fria. As duas potências mundiais passaram a fazer parte de um conflito local, que havia começado aproximadamente no ano 1946, com a Guerra da Indochina.
A participação das duas potências globais gerou milhões de mortos e atraiu a mídia ocidental. As empresas de televisão deram holofotes aos massacres e criaram diversas narrativas para o que estava acontecendo no Vietnã.
As redes de televisão mostravam os tiroteios, os órfãos, os feridos e cidades destruídas para os lares americanos. Jornalistas de um lado e de outro promoviam notícias, propagandas e suas visões de mundo para disputar cada palmo da opinião pública.
A cobertura televisiva da Guerra do Vietnã consolidou a mídia como o 4º poder dos Estados ocidentais, conforme elaborado pelo intelectual Edmund Burke. Segundo conta Thomas Carlyle e uma lenda da Câmara dos Comuns da Inglaterra, Edmund comentou um dia, apontando para a galeria da imprensa:
"Ali está sentado o quarto estamento, mais importante que todos os outros".
A imensa quantidade de registros sobre os 20 anos da Guerra do Vietnã pode dar a impressão de que todos os ângulos da história foram cobertos.
Mas essa certeza acaba já nos primeiros minutos da série documental multipremiada “A Guerra do Vietnã: A Batalha que a Mídia Venceu”, que chega à Brasil Paralelo amanhã.
A disputa de narrativas sobre a Guerra do Vietnã foi tão importante quanto as trocas de tiros que ocorriam nos embates. Não é possível entender a guerra sem analisar esses dois pontos.
Essa análise através de gravações e imagens da época está feita no documentário A Guerra do Vietnã: um filme de Ken Burns e Lynn Novick.
Um dos enfoques da série é a busca pela riqueza de detalhes e por trazer os fatos sem tentar favorecer qualquer um dos lados.
A série avaliada em 9,1 no IMDb é dividida em 10 episódios e conta com entrevistados americanos e vietnamitas que viveram a guerra na pele. Os documentários apresentam ao mundo o episódio que dividiu o século XX do século XXI na formação da opinião pública e da política contemporânea.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP