Notícia
3
min de leitura

10 curiosidades sobre a Idade Média que talvez você desconheça

Muito antes do Renascimento, os medievais já faziam ciência, participavam de eleições e ditavam livros inteiros sem tocar em uma caneta. Saiba mais.

História
Curiosidades
Lista
Site Fatos desconhecidos
Comunicação Brasil Paralelo

A Idade Média é um dos períodos mais longos da história e, também, um dos mais interpretados a partir de estereótipos modernos.

Marcada por eventos como a Magna Carta, a Peste Negra e a Guerra dos Cem Anos, essa era histórica também foi cenário para o surgimento de universidades, sistemas legais e invenções como os primeiros óculos.

O termo “idade das trevas” foi cunhado por humanistas do século XVII, refletindo uma visão crítica que perdura até hoje. Segundo o professor Rafael Nogueira, essa leitura nasce de uma perspectiva limitada:

“Os modernos tinham uma visão preconceituosa do período. Quando você interpreta o seu tempo como o centro de todos os tempos, cria-se a percepção de que tudo de importante está acontecendo naquele momento”.

Para ampliar o entendimento sobre esse período, o historiador John H. Arnold, professor de história medieval em Birkbeck, Universidade de Londres, reuniu 10 fatos sobre a Idade Média que ajudam a revisar concepções comuns e a observar o período sob uma nova perspectiva histórica.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A sociedade medieval era mais diversa do que se imagina

De acordo com o Professor Arnold, A tradicional divisão entre "os que oram, os que lutam e os que trabalham", clero, nobreza e camponeses se tornou insuficiente para descrever a realidade a partir do século XII.

Com o crescimento das cidades europeias, como Paris e Londres, que multiplicaram suas populações por dez, surgiu uma vida urbana pulsante com ocupações diversas: artesãos, comerciantes, pintores, açougueiros, arquitetos e até artistas de rua.

O autor ainda afirma que, no campo, a ideia de que todos eram servos presos à terra também não condiz com a realidade. Muitos camponeses eram livres, possuíam terras e negociavam como qualquer outro cidadão.

Mesmo entre os considerados "não livres", era comum o comércio de propriedades e bens. A estrutura social, portanto, era mais dinâmica e variada do que geralmente se supõe.

Algumas pessoas podiam votar

Embora não existisse um sistema de voto nacional, como os modernos, eleições locais ocorriam com frequência em diversas cidades medievais.

Na França e no norte da Itália dos séculos XII e XIII, muitos homens livres tinham o direito de votar em representantes municipais como cônsules e conselheiros.

As comunas, formas autônomas de governo urbano, refletiam um espírito de participação cívica raro para a época.

Mulheres geralmente eram excluídas desses processos, mas não eram totalmente invisíveis: algumas cidades mencionavam mulheres em suas cartas de liberdades.

Essas estruturas políticas locais mostram que o envolvimento popular na administração pública tem raízes mais antigas do que se imagina.

Vila medieval
Vila medieval/ Imagem: Oficina do historiador

Na série Brasil – Última Cruzada, o professor Rafael Nogueira afirmou que as primeiras eleições nas Américas ocorreram na vila de São Vicente. Essa prática refletia o modo português de administrar suas colônias.

"O modo de organização medieval de Portugal é diferente do modelo feudal que geralmente aprendemos na escola, mais característico da França. Em Portugal, predominava uma estrutura baseada em vilas, muitas vezes com eleições locais. O poder central interferia muito pouco — as decisões importantes eram tomadas localmente pelas próprias comunidades."

A Igreja não iniciou a caça às bruxas

Segundo o Professor John Arnold, ao contrário do que muitos pensam, as grandes perseguições às bruxas ocorreram na modernidade, não na Idade Média.

Os séculos XVI e XVII foram o auge desses julgamentos, motivados por autoridades civis. No período medieval, a maioria dos teólogos via a bruxaria como superstição inofensiva.

Quando o inquisidor Heinrich Kramer publicou o Malleus Maleficarum no final do século XV, a obra foi inicialmente rejeitada pela Igreja.

Mesmo nos primeiros anos do século XVI, inquisidores eram aconselhados a não dar crédito às teses do livro. A imagem da Inquisição como responsável direta pela caça às bruxas é, portanto, uma generalização incorreta.

Existiu um Renascimento antes do Renascimento

Muito antes de Leonardo da Vinci e Michelangelo, intelectuais medievais já haviam redescoberto os clássicos. O chamado Renascimento do século XII foi impulsionado pela tradução de textos gregos e árabes, especialmente os de Aristóteles.

John afirma que ssa redescoberta gerou um novo impulso ao pensamento filosófico e científico. Roger Bacon, por exemplo, defendia que se devia observar e experimentar o mundo físico para compreendê-lo, antecipando métodos da ciência moderna.

A Idade Média, longe de ser um tempo de ignorância, preparou o terreno para as grandes revoluções intelectuais posteriores.

Apesar de viverem em vilas, os medievais realizavam longas viagens.

De acordo com o professor Arnold, apesar da imagem de isolamento, muitos medievais viajavam. Peregrinações a lugares sagrados, como Jerusalém ou Santiago de Compostela, envolviam longas jornadas.

Comerciantes cruzavam fronteiras e mares, levando seda da China, especiarias da Ásia e âmbar do Báltico até os centros urbanos da Europa.

O frade Guilherme de Rubruck, por exemplo, registrou uma viagem de três anos pelas estepes da Ásia, alcançando regiões hoje pertencentes à Rússia e à Ucrânia.

A movimentação de pessoas e bens mostra que a Idade Média foi mais interconectada do que sugerem os estereótipos.

Costumes folclóricos conviviam com o cristianismo

O estudioso também afirma que muitos costumes populares de origem pagã coexistiam com o cristianismo medieval. Em diversas regiões da Europa, festivais locais celebravam o solstício de verão com barris em chamas rolando morro abaixo.

Casamentos eram marcados por tradições como jogar trigo sobre os noivos, símbolo de fertilidade e prosperidade.

Eventos conhecidos como help ale combinavam festa e caridade: cerveja era preparada coletivamente e os lucros iam para ajudar alguém da comunidade.

Essas práticas mostram que a religiosidade medieval era vivida junto a elementos culturais e festivos profundamente enraizados.

O casamento nem sempre era religioso

Um dos pontos tratado por John Arnold é que na maior parte da Idade Média, casar na igreja não era um costume obrigatório. Casamentos podiam ocorrer em locais públicos, como os portões do cemitério, e bastava que os noivos declarassem livremente seu consentimento, preferencialmente diante de testemunhas.

Casamento medieval
Casamento na idade média / Imagem: Grupo Tomanik

Embora a Igreja promovesse o matrimônio na igreja, a legalidade do casamento residia no consentimento mútuo dos cônjuges.

Era uma união reconhecida socialmente, mesmo sem a presença de um padre ou liturgia formal.

Nem todos os autores escreviam

Escrever era uma tarefa especializada. Muitos intelectuais, como teólogos e filósofos, ditavam seus textos a escribas.

De acordo com o professor, o ato físico de escrever era considerado trabalho técnico, muitas vezes atribuído a monges copistas ou profissionais contratados.

Esse sistema não impediu a produção intelectual.

Pelo contrário: isso permitia que grandes pensadores se concentrassem no conteúdo, delegando a transcrição aos especialistas.

Santo Alberto e seus alunos
Santo Alberto Magno ministrando uma aula para seus alunos. Entre eles está São Tomás de Aquino / Gregorio Vasquez de Arce y Ceballos, séc. XVII. Coleção Privada, Bogotá (Colômbia)

A tradição cristã relata que São Tomás de Aquino ditava mais de uma obra ao mesmo tempo para que seus companheiros as transcrevessem.

Nem todos eram profundamente religiosos

Embora a fé permeasse a cultura medieval, o professor afirma que nem todos os indivíduos eram devotos fervorosos.

Registros indicam que muitos não frequentavam missas dominicais e preferiam dedicar o tempo livre a jogos e festas nas ruas.

Algumas crenças céticas também circularam entre o povo, como a ideia de que a alma morria junto com o corpo ou de que milagres dos santos não passavam de invenções.

Eles sabiam que a Terra era redonda

De acordo com John Arnold, o mito de que os medievais acreditavam numa Terra plana é uma invenção posterior.

Desde a Antiguidade, a esfericidade da Terra era ensinada nas escolas e universidades medievais, com base em autores como Aristóteles e Ptolomeu.

A cosmologia medieval reconhecia a Terra como esférica e, em muitos casos, calculava sua circunferência com notável precisão.

O tema seria amplamente discutido mais tarde por Galileu Galilei. Leia este artigo e conheça sua vida e obra.

Esses pontos mostram como a Idade Média foi um período complexo, cheio de nuances e avanços inesperados

Ao investigar esse tempo, abandonamos clichês e descobrimos uma era rica em dinamismo social, intelectual e cultural.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

50%

DE DESCONTO

Oferta especial Rio de Janeiro: Paraíso em Chamas

Além de todo nosso catálogo de filmes, cursos e documentários

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Oferta por tempo limitado
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR ESCOLHA

Premium

de
R$
65
/mês
12x
R$
32.50
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Oferta por tempo limitado
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
Oferta por tempo limitado
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Oferta por tempo limitado
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Oferta por tempo limitado
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Oferta por tempo limitado
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP