A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse hoje em entrevista à Rádio Gaúcha que o governo irá anunciar medidas de socorro ao RS nas próximas 48 horas. O presidente Lula fará um pronunciamento diretamente de Brasília para divulgar o plano de ação.
Tebet afirmou que está na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, para acompanhar a situação de perto. O governo já tem avançado na renegociação dos prazos de pagamento da dívida do estado com o governo federal.
A ideia é liberar mais recursos para a reconstrução de estradas, ruas bem como o reparo dos danos. A ministra elogiou ainda a atuação do Congresso Nacional. O legislativo aprovou ontem à noite o pedido do executivo de decretar Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Sul.
Agora o governo poderá enviar auxílio à região sem tanta burocracia, mantendo porém o controle e a transparência.
Questionada de como o governo pretendia agir para com os empresários que já estavam se recuperando dos prejuízos causados pelas inundações de setembro e novembro de 2023, Tebet afirmou que o governo está estudando conceder uma linha de crédito a esses empresários. Outra medida que está sendo estudada é a de suspender os prazos para pagamento de empréstimos feitos por quem emprega e gera renda. Finalizou a entrevista dizendo que o governo não está medindo esforços para ajudar a população gaúcha e que está em contato constante diretamente com o presidente Lula.
Caso você também queira ajudar as pessoas atingidas pelas inundações no estado gaúcho, listamos abaixo uma lista de instituições de nossa confiança que estão arrecadando donativos.
INSTITUTO FLORESTA PIX: 27631481000190
BANCO DE ALIMENTOS PIX: 04580781000191
FEDERASUL PIX E-MAIL: SOSRS@FEDERASUL.COM.BRT
HOMAS GIULLIANO E ACADEMIA SMALTI FIGHTPIX E-MAIL: THOMAS.GIULLIANO@GMAIL.COM
FAZ CAPITAL / RENATA BARRETO:PIX CPF - LUCAS FERRAZ: 008.768.770-48
BADIN COLONO E PRETINHO BÁSICOPIX E-MAIL: enchentes@vakinha.com.br
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP