O problema das ideologias nas universidades públicas gerou vítimas. Alunos e professores relatam ter sofrido perseguição pelo o que acreditam. Ricardo Costa, professor titular de História da Arte na UFES, conta que alunos chegaram a ir em um bar para comemorar sua internação na CTI de um hospital.
Costa é um dos entrevistados da Brasil Paralelo no documentário Unitopia, que investiga a situação das Universidades públicas no Brasil. Esse filme foi assistido hoje, 09 de setembro, pelos alunos do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro.
Laís, uma das alunas do curso de Psicologia, contou que gostou muito do que assistiu:
“Eu achei muito interessante e amplia a nossa visão para a realidade do que está acontecendo, não só aqui no Brasil, mas no mundo. Como os jovens estão sendo levados por ideias que às vezes nem eles mesmos sabem de onde vem.”
Nicolas, também aluno de Psicologia, contou ser assinante da Brasil Paralelo e expressou a sua opinião sobre Unitopia, que assistiu em primeira mão antes da estreia oficial no dia 17 de novembro:
“O documentário é muito necessário. Eu tenho noção de como é estar dentro de uma Federal [...] Eu sou católico e em várias aulas era como se os professores quisessem me fazer sentir errado por ser católico.”
Assim como Nicolas, muitos alunos se frustraram ao vivenciar a realidade das universidades públicas:
Unitopia estreia oficialmente no dia 17 de setembro às 20h, cadastre-se para assistir:
Marcos A. Cascino, reitor do Centro Universitário, contou a história de quando fez uma viagem de barco da Europa até o Brasil e passou pela ilha de Cabo Verde. Lá, conheceu uma brasileira doutora em História.
Ao vê-la, ela o questionou: “vocês continuam a mentir para nossos jovens sobre a história do Brasil?”. Aquela pergunta o marcou. Uma parada que duraria menos de uma hora, durou mais de dois dias.
Marcos Cascino escutou aquela doutora por tempos que o fez entender que:
“A verdade não estava presente nas escolas brasileiras. Então a Brasil Paralelo está na contramão, trazendo um pouco desta verdade, desta outra via, para que a gente possa ter uma visão diferente do que é construção ideológica e do que é a verdade realmente.”
O professor Gilberto disse acreditar que todo mundo deseja um mundo melhor, ainda que por caminhos diferentes, só que para esse objetivo, não poderia ser admitida a mentira. Só que:
“O que nós encontramos hoje em muitos contextos universitários, não só no Brasil como no mundo inteiro, é que a ideologia puxa a realidade. Na verdade, não é isso. Nós aprendemos com a história para não repeti-la. Quando eu entendo o que a história foi, aí eu posso empurrar a realidade para frente, não dizendo como o mundo deveria ser, mas entendendo como ele é.”
Muitos outros alunos do centro universitário elogiaram o primeiro episódio que poderá ser assistido gratuitamente por todo o público no dia 17 de setembro às 20h:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP