Após Elon Musk ter comprado o Twitter, a criptomoeda Dogecoin aumentou de valor em mais de 70%. A relação do bilionário com essa criptomoeda remonta ao final de 2020, quando ele fez diversos tweets a elogiando.
O criador da PayPal, da Tesla Motors, da Spacex e muitas outras empresas de sucesso é declaradamente um defensor das criptomoedas. Suas empresas aceitam pagamento nessa nova modalidade de câmbio e até mesmo "mineram" essas moedas.
A influência de Elon Musk no mercado das criptomoedas é tão grande que, após o seu primeiro tweet a favor da Dogecoin, o preço da moeda subiu 60% em poucas horas. Apesar de investir em outras criptomoedas, ele já afirmou que a Dogecoin é a sua predileta.
Inicialmente criada como uma piada, a Dogecoin foi desenvolvida pela primeira vez por usuários da rede social Reddit. Os internautas passaram a investir e incentivar o investimento nessa moeda justamente por ela ter sido criada com base em um meme.
Billy Markus, um dos seus desenvolvedores, começou a trabalhar no código da Dogecoin para homenagear o meme do cachorro japonês da raça Shiba Inu, que ganhou fama na internet em 2013. A imagem do cão é a identidade da moeda.
A explosão da Dogecoin levou muitos investidores a criticarem as criptomoedas. Elon Musk e suas empresas receberam um processo de mais de 250 milhões de dólares por ter apoiado a moeda. Bill Gates, Warren Buffett e outros grupos de especialistas criticam as criptomoedas em geral, especialmente as criadas a partir de memes.
As disputas entre especialistas podem levantar muitas dúvidas, como:
Essa tecnologia, projetada para operar independentemente da confiança e dentro de uma rede descentralizada, pode realmente fornecer uma alternativa robusta à Internet e a economia como as conhecemos?
Parte da mídia já trata do assunto de maneira pejorativa e jocosa nos noticiários, mas o assunto é levado a sério por muitos estudiosos. Fernando Ulrich, Tallis Gomes e Paulo Kogos conversaram sobre criptomoedas, assunto ao qual se dedicam muito. Assista no Conversa Paralela.
Além do Conversa Paralela, o filme Cryptopia: Bitcoin, Blockchains e o Futuro da Internet está disponível no streaming da Brasil Paralelo, acompanhado de uma entrevista única dada pelo diretor Torsten Hoffmann para a Brasil Paralelo, exclusivos para os assinantes.
Adentre profundamente no ecossistema criptográfico e na tecnologia blockchain para descobrir o que tem de bom e de ruim nessa indústria controversa, suas principais narrativas, conflitos e os principais players. Toque aqui para saber mais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP