O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Em números absolutos, tem a maior taxa de homicídios do planeta. Em termos relativos, ocupa a 18ª posição entre as nações com mais assassinatos.
Sofre também com a força do crime organizado, que movimentou aproximadamente R$146,8 bilhões apenas em 2022, segundo o jornal O Estado de São Paulo.
Uma pesquisa do Datafolha afirmou que mais de 23 milhões de brasileiros vivem em regiões controladas por facções criminosas.
Diante dessa realidade, um grupo de cidadãos se preocupou com o cenário caótico e se aliou a parlamentares para criar um pacote de medidas para combater o crime organizado.
O pacote chamado "Brasil Mais Seguro" será anunciado no dia 8 de abril pelo Instituto Livre Mercado (ILM) em parceria com a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM).
A iniciativa busca endurecer penas, confiscar patrimônio ilícito e fortalecer a segurança pública. Entre as medidas, destacam-se:
O evento de lançamento do pacote acontecerá no dia 8 de abril, e também marcará a posse do novo presidente da FPLM e a inauguração da Casa da Liberdade em Brasília.
Segundo Rodrigo Saraiva Marinho, Diretor Executivo do Instituto Livre Mercado, o crime organizado custa ao Brasil mais de R$146 bilhões todos os anos, afetando diretamente a vida de cada cidadão:
“Sem vida, não há liberdade. Sem segurança, não há propriedade. E sem propriedade, não há mercado”, afirma Marinho.
Marinho também destaca que não é possível falar em um Brasil livre enquanto boa parte da população vive sob comando do crime organizado:
“Não há como falar em liberdade em um país onde famílias vivem diariamente sob a ameaça constante de milícias, facções, roubo de cargas, adulteração de combustíveis e crimes econômicos que afetam diretamente o bolso do consumidor e a integridade das empresas.”
Marinho fala com a Brasil Paralelo no episódio de BP Entrevista desta semana.
A entrevista será transmitida hoje, 1º de abril, no canal de Youtube da Brasil Paralelo. Clique aqui para acessar o canal.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:
O resumo BP é uma newsletter gratuita.
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP