O senador Sérgio Moro afirmou que a postura de Lula e seu partido em relação à eleição na Venezuela causa preocupações sobre a democracia brasileira:
"Quando a gente vê um presidente da República que elogia ditadura, que releva esse tipo de problema, ficamos um pouco preocupados em relação ao que pode acontecer no nosso país. Denunciando a situação da Venezuela, estamos, de certa maneira, defendendo a liberdade e a democracia no Brasil." Em uma entrevista concedida ao Portal R7.
A declaração do ex-juiz responsável pela condenação do presidente na Lava Jato vem acompanhada de ações no Legislativo para dar voz às acusações de fraude da oposição venezuelana.
O senador foi responsável pela criação de um requerimento para ouvir o principal nome da oposição ao chavismo, María Corina Machado.
O objetivo da audiência será debater a atual situação do Estado democrático de direito, a segurança pública, as liberdades e as garantias concedidas ao povo do país caribenho.
Para Moro, é muito importante defender a democracia em todo o subcontinente latino-americano:
"Temos que preservar a democracia na América Latina. O que a gente vê na Venezuela é uma ditadura brutal, pessoas são torturadas, têm direitos políticos cassados."
O senador também afirmou acreditar que ouvir as vozes contrárias a um regime ditatorial como o de Maduro vai na contramão das ações do governo. Também enfatiza a importância da visibilidade para a situação real no país.
O pedido já foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e a audiência deverá ser realizada após o fim do recesso parlamentar, em 17 de agosto.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP