Até às 16:39 de hoje, 6 de outubro, 108 eleitores e 14 candidatos foram detidos neste primeiro turno das eleições municipais.
De acordo com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, a votação está ocorrendo de maneira tranquila.
No total, foram registrados 911 crimes eleitorais e comuns relacionados ao pleito.
Em entrevista na sede da Justiça Eleitoral, Cármen Lúcia declarou:
"Até aqui as eleições estão tranquilas, não há nenhuma ocorrência, nada significativo".
De acordo com o Painel do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, foram apreendidos R$21.797.601 em operações relacionadas ao pleito.
Dez armas, dois veículos e 4.795 materiais de campanha também foram confiscados pelas forças de segurança. A pasta informou ainda que a maior parte dos crimes está relacionada à boca de urna.
Roraima
Na capital, Boa Vista, dois candidatos a vereador foram presos neste domingo, 6 de outubro, suspeitos de comprar votos em Boa Vista, capital de Roraima.
Sandro Baré (Republicanos) foi detido por posse ilegal de armas de fogo e corrupção eleitoral. Já o outro candidato não teve o nome divulgado.
A operação foi batizada de Pronta Resposta e está sendo conduzida pela Polícia Federal.
Um porta-voz da entidade informou ainda que outras 19 pessoas foram pegas em flagrante tentando coagir eleitores a votar em um determinado candidato.
Paraíba
Um homem fantasiado de jacaré foi preso na capital paraibana. De acordo com a Polícia Federal, ele estaria praticando boca de urna. O boletim de ocorrência foi lavrado na base da Polícia Federal de João Pessoa.
A presidente de uma seção eleitoral em Copacabana foi presa após receptar os cadernos de votação que contém o nome dos eleitores.
Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, um juiz eleitoral concedeu um mandado de busca e apreensão na casa dela.
A mulher foi levada para prestar esclarecimentos e vai responder a crime previsto no artigo 340 do Código Eleitoral. O texto considera crime fabricar, mandar fabricar, adquirir, fornecer, ainda que gratuitamente, subtrair ou guardar urnas, objetos, mapas, cédulas ou papéis de uso exclusivo da Justiça Eleitoral.
A pena pode chegar a três anos de prisão.
As urnas foram fechadas às 17h e a apuração já começou.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP