Nascida em 4 de outubro de 1922, em Magenta, Itália, Gianna Beretta Molla era a décima filha de 13 irmãos. Ela estudou medicina em Milão durante a Segunda Guerra Mundial, e se formou em 1949. Católica, era membro da Sociedade São Vicente de Paulo, grupo dedicado ao auxílio aos pobres. Escolheu a vocação do matrimônio, que considerava um presente de Deus, e o abraçou com todo o seu ser. Casou-se com Pietro Molla em 1955. Na ocasião, escreveu a seu marido:
"O amor é o sentimento mais lindo que Deus colocou na alma do homem e da mulher.".
A maior lição por ela ensinada é que para amar é preciso sofrer, pois é com o sangue do sacrifício que o amor é confirmado.
A italiana se recusou a abortar sua quarta filha após descobrir um problema no útero aos dois meses de gravidez. A menina nasceu saudável, mas ela morreu aos 39 anos, em decorrência de peritonite séptica após o parto. As curas inexplicáveis de uma maranhense e uma paulistana com problemas ginecológicos foram atribuídas à intercessão de Gianna. Ela foi canonizada depois de passar por um criterioso processo de análise que foi finalizado em 2003. O processo comprovou que, nos dois casos, a medicina não é capaz de explicar a cura das duas mulheres.
Um ano depois, a médica foi canonizada pelo Papa São João Paulo II. Na cerimônia, estavam presentes seu marido e seus quatro filhos, incluindo aquela que foi salva pelo sim de sua mãe. O dia de santa Gianna é comemorado em 28 de abril.
A gravidez ocorreu em 1961. Aos três meses de gestação, ela sentiu uma dor muito forte no ventre. Seu marido a levou ao hospital e foi descoberto um tumor no útero.
Os médicos concederam ao casal 3 opções:
Gianna escolheu salvar sua filha, levando a gravidez até o final. Na hora do parto, disse aos médicos:
“Se tiverem que escolher entre a minha vida e a vida da minha filha, não hesitem: salvem-a. Eu insisto, salvem a minha filha”, pediu.
Gianna Emanuela Molla nasceu no dia 21 de abril de 1962, via cesariana. Apesar de todos os esforços, sete dias depois, Gianna Beretta Molla faleceu. Seu sim foi independente do que viesse depois, tal qual o da mãe de Jesus.
Os dois milagres atribuídos a Gianna aconteceram no Brasil, país onde ela pretendia exercer a missão de ginecologista dos pobres. O primeiro foi justamente no hospital que seu irmão ajudou a fundar, em Grajaú, cidade do Maranhão a 568 km da capital São Luís.
O primeiro caso aconteceu em 1977 . Uma mulher precisava de cuidados imediatos por conta de uma fissura vaginal após dar à luz um bebê natimorto. O hospital não possuía recursos para oferecer o tratamento necessário a ela. Como a transferência para a capital era inviável, as enfermeiras rezaram a Gianna Beretta para que a mulher fosse curada, o que aconteceu. Após a comprovação de que a ciência não tem explicação para o fato, a Igreja Católica proclamou Gianna Beata.
O segundo milagre que levou a sua canonização ocorreu em Franca, interior de São Paulo. No ano 2000, Elizabeth Arculina engravidou e com 16 semanas de gestação, descobriu que não tinha mais líquido amniótico, que garantiria a sobrevivência do bebê no útero.
Ela conseguiu dar à luz uma menina saudável, que hoje tem 23 anos. Em entrevista à Canção Nova, a mulher afirmou que Gianna era uma mulher à frente do seu tempo.
“Ela nos deixa este exemplo de que podemos viver nossa vida de maneira digna, buscando a santidade, que é viver o projeto do amor de Deus em nossas vidas”, finaliza Arculina.
Tal amor é pregado pela filha que seu sim salvou. Gianna Emanuela, cujo segundo nome significa “Deus está conosco”, dedica sua vida a contar a história de seus pais. Veja abaixo uma de suas palestras no ano passado:
Com o avanço da pauta do aborto no Brasil, a Brasil Paralelo decidiu se posicionar sobre o tema
DUAS VIDAS - Do que estamos falando quando falamos de aborto - em meio a tanta desinformação, a Brasil Paralelo seguiu seu propósito de seguir em busca da verdade sobre um dos temas mais debatidos no Brasil nos últimos tempos.
O que está em jogo é uma decisão que pode levar à condenação de diversas vidas inocentes. O direito à vida é algo que não pode ser ignorado.
Assista agora gratuitamente DUAS VIDAS - Do que estamos falando quando falamos de aborto.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP