Uma família feliz e numerosa vive no Rio de Janeiro em meados de 1970. Morando perto da praia e em uma época em que a criminalidade não domina a cidade, as crianças vivem alegres.
Seus pais são Rubens Paiva, homem que havia sido deputado e agora atuava como engenheiro, e Eunice Paiva, uma dona de casa dedicada ao bem-estar da família.
Durante as cenas rotineiras e alegres no primeiro plano, é possível ver algo mais hostil ao fundo. Veículos militares transitam nas ruas e rádios noticiam o aumento da repressão do governo contra a oposição.
Até que em um dia comum, a vida se torna desesperadora. Homens desconhecidos aparecem na casa da família e exigem que Rubens Paiva os acompanhe. Enquanto toda a família entra em desespero, o pai já parece entender do que se trata.
Ele foi levado para um interrogatório pelo Exército, acusado de ajudar os subversivos. Eunice fica em casa, impossibilitada de sair junto aos seus filhos e a uma profissional que trabalha na casa com tarefas domésticas.
A história ganha um novo clima a partir daí. A alegria da família é substituída pelo desespero e a agonia de ver uma mãe que sofre, mas ao mesmo tempo se esforça para não deixar esse sofrimento transparecer aos filhos.
Pouco tempo depois, Eunice Paiva também é levada ao interrogatório, mas liberada após passar dias em um cativeiro. Agora solta, ela inicia um intenso processo de investigação que só teria fim anos mais tarde. Toda essa trajetória da família Paiva é o tema central do filme.
Uma das crianças da família é Marcelo Rubens Paiva, que no futuro se tornou escritor. Ele escreveu um livro sobre a história de seus pais chamado Ainda Estou Aqui e é desse livro que surgiu o filme. O próprio Marcelo foi o roteirista da produção e, com ela, ganhou o prêmio Osella de Ouro.
O filme tem recebido muitos elogios, principalmente pela atuação de Fernanda Torres (Eunice Paiva) e Selton Mello (Rubens Paiva). A expectativa é de que ele seja indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro.
No dia 17 de dezembro, a Academia irá divulgar as shortlists que mostrarão os pré-selecionados para as principais categorias.
Caso você seja uma pessoa apaixonada por cinema, na Brasil Paralelo você encontra filmes selecionados e análises de alta qualidade feitas em vídeo sobre eles.
Essa é uma ótima oportunidade para se divertir ao mesmo tempo em que aumenta o seu conhecimento sobre as mensagens em torno de cada filme.
Estamos com uma oferta especial de Black Friday. Você pode saber mais sobre ela clicando aqui.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP