Na nova série original da Brasil Paralelo, Brasil Raiz, o Rasta embarca em suas duas origens: Pernambuco e Rio Grande do Sul. Depois de mostrar o melhor das iguarias nordestinas, o apresentador adentra na história riograndense para contar detalhes sobre a Revolução Farroupilha e a cultura gaúcha.
Além de divertido, o programa resgata as memórias e os grandes feitos dos brasileiros da região do Sul.
O professor Clístenes Fernandes, parceiro do Rasta pelas estradas do Sul, explica que a Revolução Farroupilha é o símbolo da força do povo da região.
"O gaúcho foi forjado na pólvora e no sangue. O Rio Grande do Sul nasceu no calor de uma batalha. Nós sempre tivemos guerras, e elas fizeram parte da nossa formação".
Para contar melhor essa história, o delegado, escritor e professor Rafael Brodbeck levou o Rasta para onde tudo começou: no Museu Histórico Farroupilha, que fica no município de Piratini.
Na época da revolução, que durou uma década, o prédio onde funciona o museu serviu como espécie de quartel-general para os farrapos.
"Era daqui que partiam todas as estratégias para a guerra entre o Rio Grande do Sul independente e o império do Brasil”, lembra Brodbeck.
O professor explica que a também chamada Guerra dos Farrapos foi iniciada quando os líderes políticos e militares do Rio Grande do Sul entenderam que os impostos da Coroa sobre a carne do Rio Grande eram abusivos.
As taxas pesadas teriam levado a classe dominante gaúcha a lutar pela independência do estado em relação ao governo central.
"A Coroa acabava comprando charque argentina e uruguaia ao invés de comprar a nossa. Com a sobretaxava imposta aos riograndenses, eles não conseguiam vender sua carne para mais ninguém".
Os riograndenses fizeram então uma série de conspirações para atacar Porto Alegre, depor o presidente da província e fazer com que Bento Gonçalves fosse o presidente da República Riograndense.
Os Farroupilha saíram vitoriosos. Conseguiram depor o antigo presidente, que fugiu, e impuseram seu novo presidente, Bento Gonçalves.
"Ele foi presidente apenas como uma contingência, mas continuava um monarquista em seu coração", disse Rafael Brodbeck.
A batalha teve a maior influência sobre a independência econômica do estado.
Um dos passeios históricos do Rasta foi às ruínas de São Miguel Arcanjo. Dos antigos Sete Povos das Missões localizados no Rio Grande do Sul, as ruínas se destacam como herança dos padres jesuítas.
Entre o final do século XVII e meados do século XVIII, a igreja foi usada para abrigar e catequizar os índios guaranis.
Por seu valor histórico e nível de preservação, as ruínas foram declaradas patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1983.
Dividido em cinco episódios, a série Brasil Raiz percorre os quatro cantos do país para responder a pergunta: afinal, o que é ser brasileiro?
Histórias curiosas e irreverentes são contadas pelo povo de cada região com apoio de embaixadores que ajudaram a construir essa jornada: Sikêra Júnior, Rica Perrone, Rafael Brodbeck e Guilherme Almeida.
Clique neste link e acesse todo esse conteúdo no streaming da Brasil Paralelo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP