Das 88 organizações criminosas ativas no Brasil em 2024, 46 operam nos nove estados do Nordeste. O dado é da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em 2023, eram 72 grupos no país, com 30 na região. O aumento de 16 organizações em um ano mostra um avanço que preocupa especialistas.
A maioria desses grupos é pequena, atuando em comunidades ou cidades, conforme Guaracy Mingardi, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Muitos nascem de dissidências, como facções que se separam de outras maiores, ou buscam parcerias com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), que têm alcance nacional.
Outros tentam controlar o tráfico local sozinhos, comprando drogas de fornecedores maiores.
A Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) aponta a falta de presença estatal, destacando disputas violentas em estados como a Bahia e o Ceará. Além disso, a associação afirma que a região é palco da expansão do PCC e do CV.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, do FBSP, lista sete das dez cidades mais violentas do Brasil na região:
A ausência de policiamento em áreas periféricas e a infraestrutura precária abrem espaço para o crime.
De acordo com a Anacrim, um dos motivos para o crescimento das facções no Nordeste é o baixo efetivo de policiamento em regiões periféricas e no interior, esse contingente pode ser insuficiente para combater a expansão dos grupos criminosos. As políticas de governo falham”.
Outro fator que torna a região preferida pelas grandes facções é sua localização portuária e a facilidade de acesso para o tráfico internacional, devido ao intenso tráfego aéreo e às saídas para o mar.
Parte da cocaína traficada do Brasil e de outros continentes é enviada principalmente em cargas de navios cargueiros.
A taxa de violência no Brasil é uma das maiores do mundo, o país vive índices tão elevados que só pode ser comparado a países que enfrentam guerras civis.
Para analisar esse tema que afeta o dia a dia de todos os brasileiros, a Brasil Paralelo lançou em 2022 o documentário Entre Lobos.
A produção original reúne o posicionamento de mais de 50 especialistas dedicados à segurança pública e relatos de pessoas que dedicam suas vidas a combater a criminalidade.
Assine a plataforma de membros e tenha acesso a este e a todos os conteúdos originais da Brasil Paralelo por apenas 10 reais mensais. Clique e garanta seu acesso.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP