Segundo os resultados de uma pesquisa feita pelo instituto SIVIS junto do instituto Jumppi, quase metade dos 214 milhões de brasileiros acredita que a liberdade de expressão está em risco.
A pesquisa tinha por objetivo entender de forma mais objetiva qual é a visão da população brasileira sobre temas polêmicos atuais, como:
Veja os resultados e as interpretações do instituto SIVIS.
Segundo o relatório do instituto:
"Para 35% da população 'defender publicamente que o STF está prejudicando a democracia' é proibido, 37,1% dizem que não é proibido - 19% responderam que depende e 8,9% não sabem.
[...] Na pergunta sobre se é ou não proibido 'defender publicamente que o STF está prejudicando a democracia', 41% daqueles [congressistas] que se declararam da base do governo disseram não ser proibido.
Porém, essa foi a resposta para 63% daqueles que se disseram de oposição ao atual governo. Essas discordâncias variaram de acordo com os assuntos tratados, mostrando uma grande inconsistência com relação aos padrões e critérios utilizados para julgar o que é, de fato, permitido ou não na legislação pertinente à liberdade de expressão no Brasil.
Claramente, a avaliação sobre limites à expressão no país está polarizada em linhas partidárias e ideológicas e a falta de entendimento sobre o valor e suas leis fica nítida em todos os espectros" (Sivis, 2023, Percepções sobre a liberdade de expressão: pesquisas com a população e o Congresso. Curitiba: Instituto Sivis).
Sobre o apoio a intervenção militar, o relatório diz:
"A afirmação 'protestar pedindo intervenção militar' é considerada proibida para 42,6%, enquanto 38,1% dizem que não é proibido (15,1% responderam que depende e 4,2% não sabem).
[...] Em particular, verifica-se que esse desalinhamento sobre o que é ou não é proibido em lei guarda relação com o posicionamento ideológico declarado tanto pela população quanto pelos congressistas.
Por exemplo, entre os respondentes na população se dizem de esquerda (incluindo a extrema esquerda), 55,5% disseram ser proibido “protestar pedindo intervenção militar”, enquanto entre aqueles que dizem de direita (incluindo a extrema direita) 37,8% disseram que isso é proibido".
Sobre questionamentos ao sistema eleitoral, o relatório trouxe os seguintes dados:
"Para 36,3% da população consultada 'questionar o sistema eleitoral atual, baseado no voto em urnas eletrônicas' é proibido, com 49% achando que não é proibido (12% responderam que depende e 2,7% não sabem)".
A Gazeta do Povo entrevistou o cientista político Fernando Schüler para entender o limite da liberdade de expressão, especialmente nos casos pesquisados pelos institutos SIVIS e Jumbbi, e como isso afeta a vida dos brasileiros. Para ele:
“Nesta questão sobre o que pode ou que não pode, uma parte das pessoas respondem considerando o que está na Constituição e outra parte responde referindo-se àquilo que é de fato permitido. É fato que hoje existe um divórcio entre aquilo que está garantido na Constituição e aquilo que é respeitado.
Hoje se faz uma interpretação muita aberta do que é um risco à democracia. O que é um risco à democracia tem que ser algo muito claro e restritivo, senão é um espaço aberto ao abuso de poder.
A interpretação aberta sobre o que são violações da lei acaba gerando julgamentos de acordo com a conveniência de quem está no poder”, disse Schüler.
O que acontece quando alguém decide por você o que é verdadeiro ou falso? Qual é o custo de perdê-la? O Original BP Os Donos da Verdade foi feito para te mostrar o quanto a liberdade de expressão é importante na sua vida e na sociedade.
Para que as pessoas de hoje pudessem ser livres e ter controle sobre suas vidas, grandes personalidades da história tiveram que derramar seu sangue.
O conhecimento da importância e da história da liberdade de expressão pode ser fundamental para que esse direito fundamental não seja perdido.
Assine a Brasil Paralelo para assistir Os Donos da Verdade e apoiar a missão da empresa: resgatar os bons valores ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros - toque aqui para saber mais.
Sendo membro assinante da Brasil Paralelo você terá acesso a:
Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP