Neste domigo (6), mais de 155 milhões de brasileiros deverão comparecer às urnas para eleger seus prefeitos e vereadores para os 5.569 municípios do país.
Pesquisas indicam que em 12 capitais há uma grande chance do chefe do Executivo municipal ser escolhido sem a necessidade de um segundo turno, o que acontece quando um candidato conquista mais de 50% dos votos.
Veja a seguir quais capitais devem eleger seus refetos ainda hoje:
O atual prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), segue na liderança, oscilando entre 65% (Futura) e 53,3% (Atlas Intel). realizadas pelos institutos Quaest, Datafolha, Atlas Intel e Futura, o atual prefeito da capital carioca, Eduardo Paes (PSD), conta com uma intenção de votos que ocilante entre 53,3% (AtlasIntel) e 65% (Futura).
Paes concorre com uma grande coligação de partidos, que inclui mais de dez partidos com siglas de esquerda, como o PT, e de direita, como o PRD.
O indicado da família Bolsonaro, Alexandre Ramagem (PL), varia entre 22,7%, segundo o Futura, 29%, de acordo com o Quaest, 35,1% para o Atlas Intel e 24% na pesquisa do Datafolha.
Os institutos Quaest e Datafolha também apontam para a reeleição em primeiro turno do prefeito Bruno Reis (União).
Reis é apoiado pelo ex-prefeito e deputado estadual, Antônio Carlos Magalhães Neto (UNIÃO).
Segundo a pesquisa do Quaest, o candidato conta com 74% das intenções, ao passo que o Atlas Intel levantou que o político conta com 72%, o Instituto Futura aponta 70,6% das intenções de votos.
O prefeito da capital catarinense, Topázio Neto (PSD), conta com uma intenção de votos que varia entre 54,4%, segundo o Instituto Futura. A Atlas Intel aponta 49,7%.
O prefeito concorre junto a uma grande coalizão de partidos, que inclui o PL, MDB, Novo, Republicanos e Podemos.
O prefeito de Recife, João Campos (PSB), é outro candidato que lidera com uma ampla vantagem nas pesquisas na disputa eleitoral em uma capital.
Campos conta com 77% das intenções, segundo o levantamento do Instituto Quaest e 74,7% de acordo com o Futura. No Datafolha, as intenções de votos sobem para 80%, enquanto o AtlasIntel o coloca com 68,1% das intenções.
Campos é o filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e concorre pelo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Onde o atual prefeito, Arthur Henrique Brandão Machado, aparece com 65,5% das intenções de voto segundo levantamento do Instituto Futura, enquanto o Quaest o coloca com 72%.
Outro mandatário que deve renovar seu cargo pelos próximos quatro anos é Cícero Lucena (PP), que conta com 53,2%, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Futura.
As estimativas do Quaest colocam o candidato com 55% das intenções de voto.
O atual prefeito, Dr. Furlan (MDB), tem chances de ganhar as as eleições ainda no primeiro turno. O mandatário conta com 80% das intenções de voto segundo Futura e 86%, de acordo com o Quaest.
O prefeito João Henrique Caldas (PL) aparece com 72% das intenções de voto segundo o levantamento do Futura, e 77% conforme o Quaest.
A ex-deputada estadual Mariana Carvalho (UNIÃO) é outra candidata que conta com 50,7% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Futura.
Oprefeito da capital acreana Tião Bocalom (PL) está com 58% das intenções, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, e atinge 53,2% em o levantamento do Instituto Futura.
As pesquisas também apontam que o prefeito de São Luís deve se manter no cargo. Eduardo Braide (PSD) conta com 61,2% das intenções de votos, de acordo com o Futura.
A pesquisa Quaest também coloca o candidato na liderança, com 64% das intenções de votos.
O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera a corrida para a prefeitura com 51% das intenções de voto, segundo o Instituto Futura. Ele conta com 50% das intenções, de acordo com o Quaest.
As urnas abriram às 8 horas e fecharão apenas às 17 horas para o início das contagem de votos.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP