Um dos principais surfistas brasileiros, João Chianca, conhecido como Chumbinho, estava a poucas semanas de viajar para os Jogos Olímpicos quando recebeu uma notícia inesperada: para competir no evento, ele teria que remover a pintura de suas pranchas. Ele as havia customizado com imagens do Cristo Redentor, exclusivamente para o campeonato.
A proibição teria sido embasada no artigo 50 da Carta Olímpica, que estabelece que “não é permitida, em qualquer instalação olímpica, qualquer forma de manifestação ou de propaganda política, religiosa ou social”.
Natural de Saquarema, no Rio de Janeiro, o atleta teria tido a intenção de homenagear sua cidade natal e sua fé, por meio da pintura das pranchas.
O surfista João Chianca, o Chumbinho. Imagem: Reprodução Instagram.
Chianca é um dos mais renomados atletas brasileiros em seu esporte. Ele conquistou o quarto lugar no último Mundial de Surf, realizado no Havaí, garantindo uma vaga na competição de Paris. No entanto, sofreu uma grave lesão no campeonato, o que tornou sua participação nos Jogos Olímpicos pouco provável.
Evangélico, durante o processo de recuperação, chegou a questionar sua fé.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Chianca afirmou que, em meio à difícil recuperação, “encontrou-se, nas suas palavras,"com os pés no chão, com amor, com os familiares, com os amigos, ao redor de uma energia positiva".
“Nada como um dia após o outro. É muito doido. Mesmo que você passe por momentos difíceis, eu acredito que dia após dia as coisas vão começar a melhorar. Foi assim. Eu me afastei da minha fé e muitas vezes, eu duvidei de mim. Mas nada como um dia após o outro, e eu realmente percebi que sem a minha fé eu não conseguiria seguir em frente", disse à equipe do jornal.
O caso de Chumbinho é uma das muitas polêmicas que têm envolvido os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
A cerimônia de abertura foi alvo de severas críticas, pelo modo como foram apresentados uma série de símbolos cristãos.
A assessoria de imprensa de Chumbinho e o Comitê Olímpico Internacional foram procurados, mas até o fechamento desta reportagem não haviam se manifestado.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP