Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 terminaram ontem, dia 11 de agosto, com uma cerimônia de encerramento no Stade de France. Veja os principais momentos:
Destaques da Cerimônia
Aparição de Tom Cruise: O ponto alto da noite foi a participação do ator Tom Cruise, que ajudou na passagem da bandeira Olímpica para Los Angeles. A cidade será sede dos próximos Jogos Olímpicos, que ocorrerão em 2028.
Música: O espetáculo começou com uma canção de Edith Piaf e terminou ao som de Red Hot Chili Peppers. Outros astros do rock também compareceram, como Red Hot Chili Peppers e Snoop Dogg.
Opinião do público: Nas redes sociais, algumas pessoas que assistiram ao evento o consideraram mais tímido que a abertura. Outras declararam que a apresentação foi “sem graça”:
Apesar do brilho de Tom Cruise no encerramento das Olimpíadas, o que marcou estes Jogos foi a lacração ofensiva LGBT, reprovada até pelos próprios homossexuais, além da poluição francesa e a injustiça com as mulheres. Espero que até os próximos Jogos a paranoia woke tenha acabado
— José Roberto Azambuja - Jornalista (@JosRobertoAzam1) August 12, 2024
Local: A primeira apresentação aconteceu no Jardim das Tulherias, perto do museu do Louvre.
Pira olímpica: A pira Olímpica, que permaneceu acesa durante toda a competição, estava nesse local.
Fogo olímpico: O atleta francês Léon Marchand recolheu um relicário com o fogo olímpico, que é aceso na Grécia antes de cada edição dos Jogos. Em seguida, o relicário foi levado para o Stade de France, onde a cerimônia continuou com apresentações ao vivo e a alegria dos atletas.
Comparação com a abertura dos Jogos
Diferenças: A cerimônia de abertura foi criticada por ter exibido uma representação da Santa Ceia encenada por drag queens e por exibido muitas apresentações gravadas, como a de Lady Gaga.
Primeira apresentação: A abertura começou com um vídeo mostrando o jogador Zidane carregando a tocha olímpica no metrô de Paris.
Ausência de polêmicas
Encerramento: Apesar de contar com um palco futurista com formas geométricas imitando o mapa-múndi, o show de encerramento não foi considerado tão inovador.
Polêmica na abertura: o início da apresentação contou com uma cena polêmica com uma réplica drag queen da Santa Ceia, que foi criticada por cristãos e autoridades religiosas. O Comitê organizador se desculpou, afirmando que não teve a intenção de ofender ninguém.
Quebra de tradição
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolheu a dupla de vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, para se apresentar como porta-bandeiras do país.Tradicionalmente casais levam o estandarte de sua nação, porém a conquista histórica foi o motivo alegado.O pedido foi atendido e mais uma vez as duas fizeram história.
Os Jogos Olímpicos de Paris entraram para a história pela segunda melhor performance do Brasil neste tipo de competição. .
O Brasil conquistou:
20 medalhas conquistadassome text
3 de ouro;
7 de prata; e
11 de bronze.
A próxima olimpíada será em 2028. na cidade de Los Angeles, EUA.
A cerimônia de encerramento de Paris-2024 em números:
71,5 mil espectadores
9 mil atletas e staff
9 mil pessoas mobilizadas
2,4 mil metros quadrados de palco
205 delegações
270 artistas
35 dias de ensaios
As principais notícias e os melhores conteúdos da BP diariamente no seu e-mail pela manhã: